Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Arte como Respiro: veja a programação do dia 23

Espetáculos desta quinta-feira abordam temas atuais que permeiam a nossa sociedade

Publicado em 20/07/2020

Atualizado às 20:05 de 24/07/2020

A primeira edição do Festival Arte como Respiro, evento totalmente on-line, apresenta uma seleção de espetáculos de artes cênicas contemplados no edital de emergência. De 17 a 27 de julho, peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança, do teatro queer e do circo ganham destaque aqui no site do Itaú Cultural.

>> Veja a programação do dia 22
>> Veja a programação do dia 24
>> Veja a programação do dia 25

>> Veja a programação do dia 26
>> Artistas também se apresentam em canais próprios

Na quinta 23, o preconceito e a intolerância na sociedade atual são abordados em Dois Amores e um Bicho, enquanto o isolamento social e os seus desdobramentos são retratados nas cenas de Bárbara Paz e de Hermínia Mendes.

Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação do dia. 

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Pedaços – Poesia Perfomática (PE)
Hermínia Mendes

Um corpo inquieto em estado pandêmico. O olho como janela possível ao encontro, de si e com o mundo. O pedaço-memória capturado como insistência de permanecer viva, buscando o existir coletivo. Nossos resíduos deixados pelos cantos. Os sintomas questionáveis de uma população que já está doente há muito. O ceticismo humano sobre as causas atestadas e as impalpáveis. O questionamento: “Por que tu acreditas no vento e não acreditas no vírus?”.

quinta 23 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 4 minutos]
disponível até as 20h de 24 de julho

[livre para todos os públicos]

A atriz pernambucana Hermínia Mendes na obra "Pedaços – Poesia Perfomática" (imagem: Rogério Alves)

De Carne, 2020 e Breathes on Solitude, 2020
Bárbara Paz    

Trancada dentro do meu apartamento no centro da cidade de São Paulo ouço gritos e murmúrios dentro de mim. Sozinha sem contato com o outro. No meio de uma pandemia mundial. Publico meu diário sensorial através de sons e imagens capturados por um telefone e meu corpo. São vídeos, memórias visuais de um confinamento / O mundo em susto / O espanto. Um mundo em suspensão e as limitações físicas e mentais do ser-humano em isolamento.

quinta 23 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 6 minutos]
disponível até as 20h de 24 de julho

[classificação indicativa: 14 anos]

Bárbara Paz (imagem: divulgação)

Dois Amores e um Bicho
Notória Companhia

O espetáculo aborda o preconceito e a intolerância na sociedade atual através de um episódio ocorrido numa família comum de classe média. Na ocasião, um casal de meia-idade vai visitar o zoológico onde trabalha sua filha, uma veterinária, quando vem à tona um episódio do passado do qual nunca se falou. Após muita resistência, o pai conta que, há 15 anos, ao surpreender seu próprio cachorro em relação sexual com outro cachorro macho, matou-o a pontapés por acreditar que ele fosse gay. Essa confissão provoca um acerto de contas entre a família. A filha começa a perceber o desmoronamento de seu pai como herói e a esposa a repensar seu lugar de submissão. Aos poucos, o público toma conhecimento de fragmentos deste episódio e das reações das pessoas e instituições, revelando preconceitos arraigados e o julgamento implacável sobre os demais. O microcosmo familiar se alarga, revelando um painel da sociedade.

quinta 23 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 74 minutos]
disponível até as 20h de 24 de julho

[classificação indicativa: 12 anos]

Foto do elenco do espetáculo. Da esquerda para a direita: Lucas Gouvêa, Julie Wein e Adriana Seiffert (imagem: Rodrigo Castro)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Compartilhe