Projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural retoma as raízes do burlesco
Publicado em 11/08/2015
Atualizado às 10:14 de 03/08/2018
Carne de Segunda: Burlesque Meat Show faz parte do projeto de Giorgia Conceição Burla: Divergências, Contrastes e Outros Carnavais, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014 e que incluiu ainda uma residência artística em Nova York, a realização de um curta-metragem e o lançamento de um site dedicado ao burlesco brasileiro, conectando artistas de todo o país.
O burlesco, muitas vezes associado a mulheres com roupas vintage, plumas e lingerie, tem, na verdade, uma história muito diferente. A arte burlesca surgiu como uma espécie de labo B das artes cênicas, formada por mulheres, freaks e marginais, para questionar os padrões de beleza e comportamento.
Bem humorada, irônica, provocativa e sedutora, a apresentação foi elaborada a partir do encontro da autora do projeto – a performer, pesquisadora e diretora teatral brasileira Giorgia Conceição, ou Miss G – com as artistas Julie Atlas Muz e Miss Dirty Martini, de Nova York – cidade em que começou a se desenvolver, nos anos 1990, o movimento chamado new burlesque.
No espetáculo, as artistas falam de amor, programas de televisão, sacrifícios humanos, pelos pubianos, vacas em revolta, nacionalismo e bruxaria, sempre com humor e ironia, acompanhadas da apresentação ao vivo do DJ Sandro Machintal, que realiza simultaneamente à performance a mixagem dos sons, e da Mestra de Cerimônia, a drag queen carioca Aretha Sadick.
Carne de Segunda: Burlesque Meat Show
sexta 21, sábado 22 e domingo 23 de agosto de 2015
sexta e sábado às 20h | domingo às 19h
[duração aproximada 60 minutos ]
[classificação indicativa: 18 anos]
Sala Itaú Cultural – 249 lugares
[distribuição de ingressos meia hora antes do início do espetáculo]