O grupo realiza rodas de samba em homenagem a Cartola
Publicado em 02/09/2016
Atualizado às 10:30 de 03/08/2018
Nascido no final dos anos 1990 no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o grupo Inimigos do Batente realizará três apresentações no Itaú Cultural nos dias 17 e 18 de setembro. A primeira será em comemoração da abertura da Ocupação Cartola e será no piso térreo do instituto, ao lado da entrada da exposição. As outras duas terão um repertório maior.
Há mais de 12 anos, Inimigos do Batente se apresenta em rodas de samba semanais, com uma condução própria e característica. Desde 2004, os shows acontecem com frequência no bar Ó do Borogodó, na zona oeste de São Paulo. Wilson das Neves, Beth Carvalho e Monarco, entre outros, já visitaram o grupo, que reúne diferentes gerações do samba em casas de todos os cantos de São Paulo.
O repertório dos shows foi elaborado para homenagear o músico e compositor Cartola. O grupo tocará variedades do gênero, como samba-canção e partido-alto, com o improviso típico das rodas de samba. A espontaneidade de Inimigos do Batente na interpretação de clássicos como os de Dorival Caymmi, Dona Ivone Lara e Martinho da Vila trazem as raízes do ritmo em uma apresentação cheia de energia.
Inimigos do Batente – abertura da Ocupação Cartola
sábado 17 de setembro de 2016
às 12h
[duração aproximada: 45 minutos]
Piso Térreo
Entrada gratuita – por ordem de chegada
Inimigos do Batente
sábado 17 e domingo 18 de setembro de 2016
sábado às 20h; domingo às 17h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 247 lugares
Entrada gratuita
[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo]
[livre para todos os públicos]