Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Néstor García Canclini ganha site sobre sua obra e lança livro

Titular na Cátedra Olavo Setubal no biênio 2021-2022, o sociólogo analisa a sociedade, tratando de cultura, tecnologia e política

Publicado em 16/06/2023

Atualizado às 14:20 de 20/06/2023

As discussões propostas por Néstor García Canclini, sociólogo cultural argentino e professor titular da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM), no México, o qual foi titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência no biênio 2021-2022, estão disponíveis no site Diálogos com Canclini no Brasil, dedicado ao sociólogo e aos eventos e às publicações relacionadas ao projeto coordenado por ele na cátedra.

O site apresenta projetos desenvolvidos pelos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, colaboradores de Canclini na cátedra, além de depoimentos de vários intelectuais brasileiros sobre a importância da obra do sociólogo para a reflexão do panorama da cultura no Brasil e na América Latina em geral.

Além do site, está sendo lançado o livro Emergências culturais – instituições, criadores e comunidades no Brasil e no México. Coordenado por Canclini, este é o quinto volume da coleção da Cátedra Olavo Setubal – uma coedição do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e da Edusp –, comercializado no site da editora.

Capa do livro Emergências Culturais de Néstor García Canclini
Imagem: Letícia Vieira (Itaú Cultural)

A obra conta com textos de Sharine Melo e Juan Brizuela, da antropóloga social Mariana Martínez, graduada pela Universidade Autônoma do México (Unam), e de Canclini. Os autores analisam as relações entre instituições culturais, artistas, público, trabalhadores do setor e suas transformações nas últimas décadas, num contexto em que redes digitais alteram a comunicação entre criadores e receptores, com o agravante da pandemia de covid-19, que deixou centenas de milhares de profissionais sem trabalho e interditou cinemas, teatros e centros comunitários na América Latina.

Compartilhe