Para comemorar a data, reunimos algumas ações do Itaú Cultural envolvendo expoentes da velha e da nova escola dessa expressão artística e cultural
Publicado em 06/08/2018
Atualizado às 14:22 de 07/08/2018
Há dez anos, o rap – sigla para rhythm and poetry (ritmo e poesia) – feito no Brasil conta com um dia próprio para ser comemorado: 6 de agosto, instituído por lei – aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – o Dia do Rap Nacional. Para celebrar a data, reunimos algumas ações do Itaú Cultural envolvendo expoentes da velha e da nova escola dessa expressão artística e cultural.
Observatório Itaú Cultural
Criado com o objetivo de estudar e debater temas relacionados às políticas culturais, em 2016 o programa conversou com as pesquisadoras Renata Allucci e Ketty Valencio, que em entrevista falam sobre o desenvolvimento da publicação Mulheres de Palavra: um Retrato das Mulheres no Rap de São Paulo, a qual ressalta a presença feminina no universo do hip-hop. Leia a matéria aqui.
Encontros Poéticos
Apresentado pelo poeta, cronista e produtor cultural Sérgio Vaz, Encontros Poéticos foi um programa mensal de web-rádio realizado no Itaú Cultural de março de 2013 a outubro de 2014. Em cada edição eram recebidos poetas, músicos, produtores e artistas em geral para falar sobre seu envolvimento com a palavra e a poesia. Passaram pelo projeto convidados de diferentes áreas, como os rappers Criolo, Edi Rock e Emicida – os áudios dos programas podem ser acessados clicando-se em cada um dos nomes.
Rumos
Na edição de 2013-2014, o Rumos Itaú Cultural apoiou a realização da segunda temporada do programa para web Hip Hop Cozinha, em que o poeta, ator e MC Zinho Trindade traz rappers para conversar e preparar um novo prato. Em vídeo, o MC relembra a história desse programa.
Estéreo Saci
Parte do site Álbum Itaú Cultural, criado em 2011, o projeto reuniu 15 músicas do rapper Sabotage numa playlist especial, que pode ser ouvida aqui.