Um dos 117 selecionados no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016, o Projecto Multiplo recebe até 20 de dezembro publicações...
Publicado em 24/11/2016
Atualizado às 10:35 de 03/08/2018
Um dos 117 selecionados no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016, o Projecto Multiplo recebe até 20 de dezembro publicações independentes para compor sua biblioteca itinerante. O projeto nasceu em 2011, em razão da carência de trocas culturais entre países da América Latina, no Laboratório de Arte Espácio G., no Chile, em parceria com o artista e gestor cultural Mauricio Roman.
O principal objetivo da exposição móvel é construir e disponibilizar um acervo de publicações de artistas latino-americanos. O projeto reúne trabalhos no formato de arte impressa, criados a partir da ideia de edição, como livros, jornais, revistas, pôsteres, cédulas, fanzines, selos e adesivos. A convocatória procura agregar novos artistas para a segunda itinerância apoiada pelo Rumos, com destino ao México. O edital já apoiou convocatória e viagem ao Uruguai, em outubro, e em 2017 financia a ida da exposição à Colômbia.
Ao acervo são automaticamente incorporados todos os trabalhos que sejam múltiplos (edições com mais de 15 unidades), publicações de arte (impressos em seu sentido expandido), que não sobressaem o valor mercadológico de R$ 100 (mesmo não estando à venda) e com autoria de artistas latinos.
A biblioteca, que em outras edições do projeto já viajou para Argentina, Chile, Equador, Brasil, Estados Unidos e Cuba, cresce a cada viagem e conta hoje com cerca de mil publicações de mais de nove países da América Latina. Em cada exibição há também uma impressora multifuncional que permite aos visitantes fotocopiar gratuitamente as obras que lhes interessarem. Além disso, o blog do projeto disponibiliza todo o material do acervo.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro. Acesse o edital da convocatória do projeto aqui.