Diretores de teatro e autores se transformam em atores
Publicado em 27/03/2017
Atualizado às 10:47 de 03/08/2018
Sob curadoria do escritor Marcelino Freire, a série tem como objetivo unir diretores de teatro e autores, que se transformam em atores ao representar os próprios textos. Nessa edição, a literatura jovem entra em cena, com trabalhos de escritores que fazem sucesso nas redes sociais, demonstrando a versatilidade e as várias frentes de divulgação de uma obra.
Clarice desenhava em uma folha de caderno e fotografava a folha, preenchida com versos e prosas e adornada com desenhos simples, feitos com canetas hidrográficas e lápis de cor. Pedro Gabriel, que se chama Antônio, começou a carreira literária escrevendo em guardanapos. Fotografava os escritos, feitos em uma mesa de um boteco no Rio de Janeiro, e postava em uma página no Facebook. Os dois são best sellers e têm mais de um milhão de seguidores - e são tema e participam da apresentação do dia 8.
Sophia Maia, de apenas 11 anos, começou a fazer desenhos em sua casa a partir de uma imagem que viu na TV em uma notícia sobre refugiados sírios – a de uma mãe que usou uma boia de brinquedo para proteger a filha. O trabalho virou exposição e livro, e a renda dele é revertida para a causa dos refugiados.
Já o escritor Rodrigo Ciríaco criou o primeiro sarau realizado em uma escola pública, onde é professor. Composto principalmente por jovens e adolescentes, com foco na literatura marginal e tendo como modelo os saraus da periferia, os encontros deram origem a várias ações inovadoras, como a fomentação da publicação de livros, rodas de leitura e até bolsas de estudos oferecidas à comunidade.
Sophia e Rodrigo integram a programação do dia 9.
Veja também:
>> Confira o registro das edições anteriores do AuTORES EM CENA
No dia 8, às 18h, Marcondes Lima dirige Pó de Lua, com a participação da escritora Clarice Freire e da convidada especial Sofia Freire, cantora e pianista. Em seguida Brenda Ligia dirige Eu me Chamo Antônio, com a participação do escritor Pedro Gabriel.
No dia 9, às 17h, Marcondes Lima dirige Imaginário – A Arte Solidária de Sophia, com a participação da desenhista Sophia Maia. A peça é baseada em seu livro publicado em apoio às crianças refugiadas. Para encerrar a programação, Naloana Lima dirige uma edição especial do Sarau Dos Mesquiteiros, com a participação de jovens estudantes e autores da periferia de São Paulo, sob o comando do escritor Rodrigo Ciríaco.
AuTORES EM CENA [com interpretação em Libras]
sábado 8 e domingo 9 de abril de 2017
sábado às 18h e domingo às 17h
[duração aproximada 100 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) 254 lugares
Entrada gratuita
[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo]
[livre para todos os públicos]