O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida...
Publicado em 04/09/2012
Atualizado às 14:59 de 13/08/2017
O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, Os Matadores, com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como Ação entre Amigos e O Invasor. "Meu ponto de saída é a literatura, para Beto não; ele enxerga o filme na literatura", diz Marçal.
No primeiro bloco, além de comentar esses trabalhos, abordam as diferenças e especificidades da construção do enredo, dos personagens e de situações em linguagens diferentes, em especial nas adaptações literárias. "O roteiro é o ponto de partida", comenta Brant.
Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.
Bloco 2
O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, Os Matadores, com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como Ação entre Amigos e O Invasor.
No segundo bloco, Brant e Aquino falam do processo de construção do filme O Invasor, que começou como livro, foi interrompido, transformado em roteiro, e só então finalizado como romance. Comentam também sobre a questão dos diálogos num filme, a improvisação e a direção de atores.
Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.