O jornalista e escritor Bruno Zeni fala sobre o surto da literatura urbana, que surge nos anos 70 com autores como João Antonio, Ivan...
Publicado em 04/09/2012
Atualizado às 14:59 de 13/08/2017
O jornalista e escritor Bruno Zeni fala sobre o surto da literatura urbana, que surge nos anos 70 com autores como João Antonio, Ivan Ângelo e Ignácio de Loyola Brandão, reverbera até hoje na chamada Geração 90 (autores como Fernando Bonassi e Marçal Aquino, que trazem para a cena literária as tensões sociais da metrópole) e na obra de rappers e autores da periferia como Ferréz e Jocenir.
Ao final, a psicanalista e escritora Maria Rita Kehl analisa o significado da eclosão das vozes da periferia na literatura dessa virada de milênio -- sintetizando assim a importância de pensar as relações entre discurso literário e realidade urbana.
São Paulo na Literatura é uma série programas que tratam da cidade de São Paulo no imaginário da literatura brasileira. Com curadoria do jornalista e ensaísta Manuel da Costa Pinto e participação do grupo teatral Bendita Trupe, a série é formada por quatro programas -- Romantismo, Modernismo, Concretismo e Realismo Urbano. Gravado em fevereiro de 2004, na Sala Itaú Cultural, em São Paulo.