Com mais indivíduos conectados à web, apresentações de música, teatro e dança, além de podcasts, tiveram aumento de público on-line
Publicado em 22/07/2021
Atualizado às 17:32 de 06/05/2022
Os brasileiros aumentaram o consumo de atividades culturais no ambiente on-line durante a pandemia e pretendem manter o hábito após a volta à normalidade. O dado é uma das conclusões da pesquisa Hábitos culturais II, realizada em conjunto pelo Itaú Cultural e pelo Datafolha e apresentada a jornalistas de todo o Brasil na manhã desta quinta-feira, 22 de julho de 2021. Dia 18 de agosto, às 15 horas, acontecerá um seminário, com transmissão on-line, em que serão debatidos os dados da pesquisa.
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Segundo o levantamento, que ouviu 2.276 indivíduos em todo o país, entre os dias 10 de maio e 9 de junho, o aumento de consumo de cultura no ambiente virtual ocorreu no momento em que os brasileiros passaram a ficar mais conectados à internet. De acordo com o estudo, 76% dos entrevistados informaram que passaram a se conectar todos os dias. Em 2020, o índice era de 71%.
O consumo de apresentações artísticas de teatro, dança e música disparou. No ano passado, 20% dos indivíduos diziam que consumiam esse tipo de atividade no ambiente on-line. Neste ano, o índice dobrou e subiu para 40%.
Outra atividade que teve forte crescimento durante a pandemia foi a audição de podcasts. Em 2020, 24% dos entrevistados informaram que acessavam plataformas do gênero. Neste ano, o índice subiu para 39%, salto de 15 pontos percentuais.
Outros aumentos puderam ser vistos no consumo de jogos eletrônicos, que foi de 32% para 43%; música on-line, que aumentou de 74% para 79%; e filmes e séries, de 68% para 75% dos entrevistados. Crescimentos também se deram em cursos livres on-line (de 35% para 41%) e na leitura de livros digitais (de 36% para 40%). Espetáculos infantis, por sua vez, se mantiveram estáveis (23%).
“A indústria da cultura soube reagir aos desafios da pandemia e rapidamente levou sua produção para o ambiente on-line, onde encontrou uma audiência ávida por entretenimento, reflexão e novas experiências”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Instituições, corpos estáveis, grupos artísticos e uma legião de profissionais da área criaram um ambiente mais leve para estes tempos tão duros”, completa ele.
Manutenção de hábito
A pesquisa Itaú Cultural/Datafolha também apontou que o hábito de consumir atividades culturais on-line tem boas chances de se manter no pós-pandemia.
De acordo com os dados, 80% dos que assistiram a apresentações de teatro, música e dança nesse ambiente pretendem seguir com a prática mesmo após a volta à normalidade. O índice é o mesmo declarado para aulas ou oficinas de arte.
Já entre os espectadores de apresentações infantis, o índice é de 81%, semelhante aos 82% declarados pelos habitués de seminários nas redes.