Francisca Caporali/Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia Articulação e residência Belo Horizonte / MG Criação de um equipamento...
Publicado em 08/09/2015
Atualizado às 10:14 de 03/08/2018
Francisca Caporali/Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia
Articulação e residência
Belo Horizonte/MG
Criação de um equipamento cultural móvel, com capacidade de atingir diversos locais e ser utilizado por diferentes demandas artísticas, como workshops, mostras de filmes e performances, o Dispositivo Móvel para Ações Compartilhadas – idealizado por Francisca Caporali, do Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) – aconteceu em duas frentes.
De um lado, os arquitetos Wellington Cançado (Belo Horizonte), Marcos Nunez (Salvador) e Alejandro Haiek (Venezuela) desenvolveram o equipamento móvel propriamente dito. Para tal, optaram pela compra de uma Kombi. Nela foram realizadas adaptações, como a instalação de uma estrutura e uma tela no teto que, ao ser estendida verticalmente, transforma o veículo em um cinema móvel.
Em outra frente da iniciativa, seis artistas, designers e/ou arquitetos, selecionados por meio de convocatórias, participaram de residências artísticas na sede do JA.CA. O exercício deles era propor atividades culturais que pudessem ser realizadas na Kombi em circulação pelo Jardim Canadá. Alguns dos trabalhos podem ser vistos no site do projeto.