O Fórum Latino-Americano de Fotografia, que acontece de 16 a 19 de junho, acaba de anunciar a lista de selecionados para participar das...
Publicado em 26/04/2016
Atualizado às 01:18 de 06/09/2018
O Fórum Latino-Americano de Fotografia, que acontece de 16 a 19 de junho, acaba de anunciar a lista de selecionados para participar das leituras de portfólio e dos workshops promovidos na quarta edição do evento. Os nomes foram escolhidos por uma comissão avaliadora.
[caption id="attachment_90405" align="aligncenter" width="537"] [/caption]
Com o tema A Fotografia como Pensamento, o fórum procura refletir sobre o conceito de arquivo em uma época na qual o protagonismo do autor vem se diluindo.
Foram escolhidos 72 fotógrafos para apresentar seus trabalhos autorais a até oito profissionais da fotografia. Entre os avaliadores estão Diógenes Moura (Brasil), Eder Chiodetto (Brasil), Elda Harrington (Argentina), Horacio Fernández (Espanha), Ihiro Hayami (Japão), Jim Casper (Estados Unidos) e Juan Antonio Molina (Cuba).
Para cada um dos quatro workshops, foram selecionados 20 participantes. Nas atividades, profissionais conduzem um debate sobre diferentes temas importantes para a comunidade fotográfica latino-americana. Os pesquisadores Renata Marquez e Wellington Cançado discutem as diferentes formas de habitar os espaços domésticos a partir de imagens de websites de corretoras de imóveis.
Já Martina e Isadora Brant, da editora Vibrant, problematizam a ideia de memória e de edição da memória por meio da criação de um arquivo-caderno de imagens e perguntas. Os artistas Adam Broomberg e Oliver Chanarin, por sua vez, discutem de que maneira a fotografia pode ser utilizada como ferramenta legal. Por fim, os fotógrafos João Pina e Felipe Nepomuceno investigam os registros fotográficos das violações dos direitos humanos e das liberdades políticas e de expressão no Brasil.