Movimento que conta com a participação de mais de cem gestores e representantes do setor cultural, o Fórum Brasileiro pelos Direitos...
Publicado em 31/10/2016
Atualizado às 10:33 de 03/08/2018
O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais é um movimento que reúne mais de cem instituições, gestores e representantes do setor cultural na busca de uma agenda articulada para as políticas públicas. Entre as áreas representadas estão música, teatro, circo, dança, artes visuais, audiovisual, arquitetura, museus e centros culturais, literatura e promoção de direitos. Uma das principais pautas do fórum é o investimento na economia da cultura como eixo transversal para o desenvolvimento.
No dia 16 de novembro, das 9h30 às 18h, será realizado no Auditório Ibirapuera o encontro Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento. No evento, serão apresentados indicadores e informações estatísticas sobre a cadeia produtiva de setores relevantes da cultura e projetos culturais que transformaram socioeconomicamente realidades de várias regiões do Brasil. Acontece ainda uma mesa de debate sobre os desafios e as oportunidades para a construção de uma política para a economia da cultura no país.
As inscrições podem ser realizadas aqui, gratuitamente.
Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento
quarta 16 de novembro de 2016
as 8h (credenciamento) às 18h
Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 2 – São Paulo/SP)
Entrada gratuita
Programação
8h às 9h30
Credenciamento
9h30 às 9h40
Abertura institucional
com Eduardo Saron (Itaú Cultural)
9h40 às 10h
Palestra: Economia da Cultura I
com João Leiva
Fala-se sobre o potencial de público que existe na cultura e a relevância de termos indicadores capazes de orientar o seu fortalecimento e a ação do setor público.
10h às 11h30
Produção de Estatísticas e Informações em Economia da Cultura
com Cristina Lins (ex-IBGE e consultora do MinC), André Limpi (Apex Brasil), Rosana dos Santos Alcântara (Ancine) e Mansur Bassit (Câmara Brasileira do Livro)
mediação de João Leiva
Conversa sobre dados quantitativos para o setor cultural e indicadores de impacto da conjuntura político-econômica nos mercados audiovisual, editorial e de exportação da arte e da cultura brasileiras.
11h30 às 13h
Cases: Economia da Cultura
com Antonio Grassi (Instituto Inhotim), Alemberg Quindins (Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri) e maestro Fábio Gomes de Oliveira (Grandes Musicais)
mediação de Maria Ignez Mantovani
Apresentação de estratégia, processos de desenvolvimento e aprendizados de instituições e projetos culturais.
13h às 14h30
Almoço
14h30 às 15h
Palestra: Economia da Cultura II
com Ana Carla Fonseca
15h às 16h30
Cases: Centralidade da Cultura
com César Piva (Polo Audiovisual Zona da Mata), Ruth Buarque (Associação Pracatum) e Jailson de Souza (Observatório das Favelas)
mediação de Ana Carla Fonseca
presentação de projetos culturais e seus impactos socioeconômicos.
16h30 às 18h
Debate: Oportunidades para Construção de uma Política para a Economia da Cultura
com Cláudio Lins de Vasconcelos (Secretaria de Economia da Cultura/MinC), Leandro de Carvalho (Secretaria da Cultura – MT), Guilherme Afif Domingos (Sebrae) e Patrícia Zendron (BNDES)
mediação de Eduardo Saron
A conversa reflete sobre como as várias esferas de atuação institucional podem contribuir para a criação de políticas que fortaleçam o sistema produtivo cultural.