A primeira palestra do ciclo Jornadas Culturais 2015 foi realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, no dia 26 de março. Marta Valentim,...
Publicado em 24/03/2015
Atualizado às 21:07 de 02/08/2018
A primeira palestra do ciclo Jornadas Culturais 2015 foi realizada no Itaú Cultural, em São Paulo, no dia 26 de março. Marta Valentim, docente e pesquisadora da área de ciência da informação da Unesp, abordou o tema Aplicação da Gestão do Conhecimento para a Formação da Memória Organizacional em Ambientes Empresariais.
Os trabalhos sobre memória empresarial têm ressaltado a importância da história das empresas no contexto atual de globalização. O desenvolvimento dessa área no Brasil está ligado a questões e conceitos como responsabilidade histórica, cidadania e transparência, visão e valores das instituições. Esse interesse em novas ferramentas de comunicação com os públicos tem alavancado as atividades no campo, que alimenta o funcionamento dos centros de memória. Os centros apoiam os setores administrativos em ações comunicacionais que valorizem o histórico da organização. Nesse sentido, a gestão do conhecimento é fundamental para que possam ir além da organicidade, provendo subsídios teóricos que auxiliem a gerar produtos e projetos com esses objetivos.
Leia aqui o ensaio da pesquisadora Marta Valentim sobre o tema.