Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mandy Barros – “Banca de quadrinistas 2021”

Artista apresenta três obras, disponíveis até 31 de outubro

Publicado em 01/10/2021

Atualizado às 16:25 de 03/11/2021

Mulher, preta, ilustradora e quadrinista da Amazônia, Amanda Cristine Modesto Barros, ou Mandy Barros, é mestre em história, crítica e educação em arte pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e professora no município de Ananindeua (PA) desde 2018. Cofundadora do Grupo Oddverso Comics, membro dos coletivos M.AR. de Mulheres Artistas Pará e Ilustra Pretice. Atualmente também participa do Conselho Editorial do Coletivo Independente de Quadrinhos Açaí Pesado.

Vozes da Terra

Publicada pela Cypher Comics Zine, através de uma parceria com a Organização Front Line Defenders (grupo defensor dos direitos humanos), a história representa graficamente o evento que ficou conhecido como Massacre de Pau d’Arco, assim como os acontecimentos desencadeados pelo violento episódio ocorrido nas proximidades do município de Redenção, no Pará, sendo um caso que marcou a vida de muitas pessoas e permanece sem solução no âmbito judicial. O contexto econômico e político desse massacre envolve um problema grave historicamente presente na Região Norte do Brasil: as disputas com interesses agrários e a nítida desigualdade na distribuição de terras.

Tempo

A HQ é uma narrativa autobiográfica que está presente em Zagaia – coletânea de quadrinhos afroamazônidas, edição organizada por Elton Galdino. A história recorda memórias de infância sobre a zagaia (tipo de lança utilizada por povos africanos e indígenas) e o conhecimento transmitido de forma ancestral pelos laços familiares.

Histórias de visagens

Visagem é um termo utilizado no Norte para falar de fantasmas. A série foi realizada como uma brincadeira nas redes sociais no ano de 2020, quando as pessoas estavam isoladas em suas casas como prevenção contra a pandemia de covid-19. O público foi convocado a narrar suas histórias, e as três mais assustadoras foram transformadas em histórias em quadrinhos assustadoras. Todo o processo de produção foi virtual, assim como a publicação. Nessas histórias, Mandy é acompanhada pelos roteiros de Joecio Lima, Breno Cordeiro e Michele Alessandra.

Instagram: @mandybarros.arte

De 1o a 31 de outubro, a sexta edição da Banca de quadrinistas apresenta trabalhos de 20 artistas em uma mostra temporária e gratuita. Saiba mais neste link.

Compartilhe