Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

MediaOn 2012 e Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural abrem discussões sobre o jornalista e a audiência na era da mobilidade, curadoria e redes sociais

O Itaú Cultural, em correalização com o Terra, recebe dois encontros internacionais: o MediaOn - 6º Seminário Internacional de Jornalismo...

Publicado em 06/12/2012

Atualizado às 10:58 de 04/09/2017

Comunicação e o Jornalismo Cultural conduzem a programação na primeira semana de dezembro no Itaú Cultural, com dois encontros internacionais, em mais um ano de correalização com o Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital. Do dia 4 ao dia 6, acontece o MediaOn - 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online, e de 5 a 7 de dezembro, o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, abrindo discussões sobre o jornalismo e a comunicação no século XXI e como o novo jornalista se comporta diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. É a primeira vez que os eventos ocorrem simultaneamente.

Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br e pelo Portal Terra (www.terra.com.br) com extensa cobertura nas redes sociais como o Twitter e Facebook. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email:itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões - se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação (por evento) dá direito a certificação digital.

Com dois dias de debates além da realização de uma oficina de Newsgames, o MediaOn 2012 coloca em pauta as novas empresas de produção de conteúdo, o futuro das notícias nos dispositivos móveis, a realidade da publicidade no meio online, as mudanças na produção e distribuição do jornalismo em redes sociais e a transparência na cobertura da Copa do Mundo de Futebol. O evento, que tem curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Cerávolo e Jaime Spitzcovsky, receberá, entre outros convidados, Philip DeBevoise, presidente e co-fundador da Machinima Inc., empresa de entretenimento e vídeo que atualmente é o maior canal de entretenimento do YouTube; Burt Herman, e co-fundador do Storify, plataforma de produção de reportagens com mídia social. Em 2012, o evento conta com o apoio da Online News Association (ONA).

Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural
Já o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, que acontece em paralelo, com curadoria de Cristiane Costa e consultoria de Fábio Malini e José Geraldo Couto, tem como tema central o atual contexto social, no qual o jornalista de cultura coloca o público em contato com fontes e produtores - por meio de sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos -, sem o intermédio da mídia oficial. Na palestra de abertura, dia 5, Gumersindo Lafuente, ex-diretor de mídia digital do jornal El País, fala sobre o Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências, e no dia 7, o painel Game também é cultura?, que trata sobre a indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, será seguida pela exibição do vídeo A Mecânica do jogo, documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.

Ambos os encontros promovem oficina sobre Newsgames, como o desenvolvedor Gonzalo Frasca, que assinou o primeiro videogame oficial para uma campanha presidencial americana. Cada turma oferece 20 vagas, com inscrições a partir de 21 de novembro.  Confira a programação completa, abaixo.

Na noite de abertura, 4 de dezembro, comemora-se o lançamento das publicações virtuais do Rumos Jornalismo Cultural 2011-2012: o e-book Mapeamento dos Programas de Treinamento nas Empresas de Comunicação em 2012 e a revista cultural  contemporaneo.singular.

PROGRAMAÇÃO

MEDIAON - 6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JORNALISMO ONLINE
Dia 4 de dezembro, terça-feira
20h30 - A Próxima Geração de Empresa de Mídia
Rede de entretenimento de vídeo para jogadores de games, a norte-americana Machinima tem mais de 2 bilhões de vídeos vistos mensalmente e é o canal de entretenimento número 1 de todos os tempos no YouTube, criando um novo paradigma na indústria de mídia.
Com Philip DeBevoise
Apresentação de Jaime Spitzcovsky

Dia 5 de dezembro, quarta-feira
Painel 1
9h30
 - Qual o Futuro da Notícia?
Quais são as últimas tendências e pesquisas, o futuro da mídia móvel e como planejar estratégias para produção e distribuição de notícias em celulares e tablets.
Com Amy Mitchell (Skype), Pedro Dória e Terence Reis
Mediação de Nelson de Sá

Painel 2
11h30
 - A Nova Realidade da Publicidade - Como o Meio e a Mensagem Estão se Adaptando ao Novo Contexto Digital?
Discussão sobre as novas maneiras de ser relevante no turbilhão de informações do mundo digital.
Com Eco Moliterno, Guilherme Glezer e Roberto Martini
Mediação de Milton Jung

Painel 3
15h
 - Como a Tecnologia Está Mudando a Produção, a Distribuição e a Customização de Conteúdos?
Ferramentas mudam a maneira de produzir notícias. Quais os desafios para o jornalismo com a adoção das novas tecnologias?
Com Burt Herman e Carmela Ríos
Mediação de José Roberto de Toledo

Painel 4
17h
 - O Jogo da Informação na Copa do Mundo no Brasil
A cobertura jornalística do evento, as redes sociais e as possibilidades de um jogo mais transparente e participativo no campo da informação.
Com Andrew Jennings, Juca Kfouri e Walter de Mattos Jr.
Mediação de Bob Fernandes

Dia 6 de dezembro, quinta-feira
9h
 - Oficina de Newsgames
Com Gonzalo Frasca (20 vagas)

SEMINÁRIO INTERNACIONAL RUMOS JORNALISMO CULTURAL
Dia 5 de dezembro, quarta-feira
Abertura

20h - Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências
A desintermediação e o critério social mudaram de maneira radical a forma como as audiências chegam à informação cultural. Para alguns, isso é uma tragédia, para outros, uma grande oportunidade.
Com Gumersindo Lafuente
Apresentação Pablo Miyazawa

Dia 6 de dezembro, quinta-feira
Painel 1
15h
 - Se é bom não vende, se vende não é bom: desde quando gosto não se discute?
Por que tudo o que os críticos gostam eu detesto e porque eles detestam tudo o que eu gosto? Há gosto para tudo? Ainda é possível falar em valores estéticos, bom gosto e mau gosto?
Com Angélica de Moraes, Lobão e Sergio Rodrigues
Mediação José Geraldo Couto

Painel 2
17h30
 - Curadoria de informação e jornalismo cultural na era digital
O conceito de curadoria vem ganhando cada vez mais espaço com as mídias digitais. Até que ponto esta nova realidade afeta repórteres e editores?
Com Giselle Beiguelman, Javier Celaya e Mànya Millen
Mediação Cristiane Costa

Painel3
20h
 - Fora da zona de conforto
Hoje, as mídias sociais se tornaram o principal espaço para divulgação desta produção artística em ascensão. Artistas e produtores descobriram novas formas de sustentabilidade numa estrutura midiática em que fãs se tornam amigos e parceiros. A imprensa tende a se tornar um intermediário dispensável?
Com Alex Primo, Armando Antenore e Emicida
Mediação Fabio Malini

Dia 7 de dezembro, sexta-feira
13h30
 - Oficina de newsgames
Com Gonzalo Frasca (20 vagas)

Painel 4
18h30
 - Game também é cultura?
A indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, à frente até do cinema, também produziu o primeiro tipo de narrativa genuinamente digital. Estaria nascendo uma nova forma de arte?
Com Arthur Protasio, Espen Aarseth e Lucia Santaella
Mediação Marcos Cuzziol

20h30 - Exibição do vídeo A Mecânica do jogo, seguida de breve debate com seus realizadores
Documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.
Com Bruno Araújo e Carlos Oliveira

SERVIÇO
6º MEDIA ON - Seminário Internacional de Jornalismo Online
Correalização Terra e Itaú Cultural
De 4 a 6 de dezembro de 2012 (terça-feira a quinta-feira)
4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural
De 5 a 7 de dezembro de 2012 (quarta-feira a sexta-feira)

Transmissão de todas as mesas, em tempo real, pelo site www.mediaon.com.br e pelo Portal Terra (www.terra.com.br), e cobertura pelas redes sociais.

Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email:itaucultural@comunicacaodirigida.com.br
Certificação para quem tiver 75% de participação (por evento)

Sala Itaú Cultural (247 Lugares)
Entrada franca (Ingressos distribuídos meia hora antes de cada mesa)
Estacionamento com manobrista: R$ 10 uma hora; R$ 5 a segunda hora; e mais R$ 4 p/ hora adicional
Estacionamento gratuito para bicicletas
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Itaú Cultural: Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Lívia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Marianna Perri: marianna.perri@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 11.3629-1017
Caroline Zeferino: imprensa@auditorioibirapuera.com.br
Fone: 11.5056-9818 / 3629-1018
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

No Terra:
Maíra Flores
maira.flores@corp.terra.com.br
Comunicação Corporativa
11 5509-0486
11 9 9647-7202

Compartilhe