O último episódio da websérie em comemoração aos dez anos do Observatório apresenta um balanço das políticas culturais brasileiras...
Publicado em 23/12/2016
Atualizado às 10:29 de 03/08/2018
A websérie – que propõe discussões sobre gestão e produção cultural e foi criada em comemoração aos dez anos do Observatório Itaú Cultural – se encerra em seu sexto episódio.
A última edição apresenta um balanço das políticas culturais brasileiras praticadas até a atualidade, propondo uma reflexão crítica capaz de identificar pontos que ainda precisam de muitos avanços. Essa discussão leva em consideração a pluralidade cultural brasileira, historicamente formada por europeus e diversos povos indígenas e africanos, que em várias ocasiões são tratados como povos únicos, o que deixa de lado o fato de terem sido inúmeras as comunidades que sofreram um triste processo de homogeneização.
Há, ainda, uma revisita histórica a alguns personagens importantes para o estudo da evolução das políticas culturais, como Mário de Andrade, Aloisio Magalhães e Gilberto Gil, além de reflexões sobre planos atuais que necessitam de atualizações e projeções a respeito de políticas que podem surgir de novos modelos já observados na atualidade.
Assista também aos episódios anteriores:
1º – Observatório e Formação
2º – Cultura, Cidades e Redes
3º – Cultura, Política e Economia
4° – Educação e Cultura
5° – Arte, espetáculo e público