MERCADO DE TRABALHO E EMPREENDIMENTOS
Este eixo apresenta variáveis relacionadas aos trabalhadores criativos e aos empreendimentos dos setores criativos, buscando construir um panorama da atividade econômica criativa no Brasil e em suas diferentes regiões. A primeira variável do eixo apresenta a intensidade criativa dos setores selecionados como criativos e dos demais setores da economia. Um segundo conjunto de variáveis é a dos trabalhadores da economia criativa, que pode ser visualizado em cinco recortes. Por fim, um terceiro conjunto de variáveis é relacionado às empresas criativas.
Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.INDICADORES SOCIOECONÔMICOS
Este eixo apresenta indicadores sobre o agregado da economia da cultura e indústrias criativas no Brasil. Busca trazer elementos de análise mais complexos e que permitam dimensionar óticas socioeconômicas específicas. Destacamos aqui o Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC).
Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA
O setor cultural é parte integrante dos setores criativos e envolve o desenvolvimento de diferentes expressões artísticas. As atividades culturais, por possuírem um valor simbólico que nem sempre é acompanhado de valoração monetária, costumam receber apoio público para sua geração e manutenção. O Brasil é um dos diversos países ao redor do mundo que possuem mecanismos de financiamento público a projetos culturais. Este eixo apresenta dados sobre tal apoio federal, dividido entre os diferentes segmentos culturais atendidos pelos mecanismos disponíveis. Além disso, apresenta informações sobre o valor destinado à cultura no orçamento público federal, estadual e municipal nos últimos anos.
Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS
Este eixo apresenta dados sobre comércio internacional de bens ligados aos setores culturais e criativos. Os dados são apresentados em dólares para os fluxos de importações e exportação de acordo com a UF e o bloco de países ( África; América do Norte; América do Sul e Central; Ásia; Europa; Oceania). Os produtos são descritos conforme as seções da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM.
Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.