A publicação "Introdução à economia para atividades culturais e criativas" é o primeiro volume de uma série voltada para reflexões sobre importantes campos do conhecimento envolvendo a Economia da Cultura e as Indústrias Criativas. Fruto da parceria entre a Universidade Federeal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , por meio do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Economia (PPECO) com o Instituto Itaú Cultural (IC), a publicação pertence a uma linha de pesquisa em Economia e Política da Cultura e das Indústrias Criativas no Mestrado Profissional em Economia, voltada para pesquisadores, pesquisadoras e agentes de cultura e das indústrias criativas no Brasil. O objetivo do volume é introduzir algumas das principais ferramentas de análise econômica para os praticantes das artes e da cultura, e da criatividade como insumo para a inovação. Os temas abordados vão desde os princípios da principal corrente de pensamento dentro da economia, o comportamento individual dos consumidores, a limitação da abordagem convencional para tratar de aspectos caros à cultura, a organização das indústrias e seus desdobramentos espaciais e territoriais na forma de arranjos produtivos locais, as dimensões macroeconômicas da economia e sua importância para a cultura e a criatividade, a economia brasileira em sua evolução histórica e em sua configuração contemporânea, enfatizando o papel das políticas culturais e culminando com os aspectos internacionais.
>>Clique aqui para acessar a publicação.