De: Até: Em:

Ana Mãe

Ana Mae Barbosa, contemplada pelo Prêmio Itaú Cultural 30 anos na categoria “Aprender”, 2017 | imagem: André Seiti

Compartilhe

Ana mãe: feminismo, afeto, pedagogia e política

A imagem de Ana Mae Barbosa como mãe é uma constante, favorecida tanto pela ambiguidade de seu sobrenome quanto por seu jeito maternal, estimulando, conectando e cuidando das pessoas com quem trabalha. Mãe de Frederico e Ana Amália, que seguiram seus caminhos na arte e na educação, Ana também assumiu uma posição feminista ao exercer, em simultâneo, o ofício profissional e a maternidade, aliando, assim, o que o patriarcado historicamente separou.

O caráter maternal que marca suas relações evidencia como o afeto é político para Ana. Por esse motivo, reunimos depoimentos que atestam isso nas trocas que ela construiu ao longo da vida. Guiada por um coração generoso, ela dedicou-se à maternidade, à educação de seus filhos, suas netas e suas bisnetas e tornou-se uma das grandes mães da arte-educação – hoje, avó e bisavó de milhares de educadores pelo Brasil afora.

Compartilhe

Seção de vídeo

Família | Ana Amália Tavares Barbosa

Compartilhe

Ana Mae Barbosa, 2025 | imagem: André Seiti

Compartilhe

Seção de vídeo

Família | Frederico Barbosa

Compartilhe

Uma rede de educadores

Compartilhe

Ana Mae Barbosa na Muralha da China, durante viagem ao congresso da Sociedade Internacional de Educação pela Arte (InSEA), s.d. | Acervo Ana Mae Barbosa

Compartilhe