De: Até: Em:

Quem educa o educador?

Paulo Freire e Ana Mae Barbosa durante a conferência de abertura da Semana de Arte e Ensino na Universidade de São Paulo, 1980 | Acervo Ana Mae Barbosa

Compartilhe

Ana Mae Barbosa, Noemia Varela e Paulo Freire

Em 1954, já formada no magistério, Ana Mae Barbosa ingressou em um curso preparatório para concursos da Secretaria de Educação de Pernambuco. Ofertado pelo Instituto Capibaribe, escola idealizada por Paulo Freire, o curso foi coordenado pelo próprio e contava com a arte-educadora Noemia Varela como docente.

Nas aulas de Freire, Ana compreendeu que a educação poderia ser uma forma de libertação; com Noemia, viu a importância da arte para o processo de emancipação subjetiva e política dos indivíduos.

Levada por ambos à recém-fundada Escolinha de Arte do Recife, ela encontrou, por meio dessa interlocução generosa, uma paixão e uma preocupação: a educação em arte e a formação de professores, respectivamente. Os dois mestres fizeram ressoar em Ana Mae uma pergunta essencial: “Quem educará os educadores?”.

Compartilhe

Seção de vídeo

Quem educa o educador?

Ana Mae conta como se tornou professora. Primeira mulher da família a ter um curso superior, ela driblou os preconceitos em nome da paixão pelos estudos e encontrou nos educadores Paulo Freire e Noemia Varela o principal incentivo para trilhar seus caminhos na educação.

Compartilhe

Ana Mae Barbosa em visita a uma escola na Coreia do Sul, 1995 | Acervo Ana Mae Barbosa

Compartilhe

O movimento das Escolinhas de Arte: entre Rio de Janeiro, Recife, Brasília e São Paulo

Em 1948, no Rio de Janeiro, foi fundada a Escolinha de Arte do Brasil, espaço de educação não formal que iniciou um movimento pelo país. Além de oferecer experiências libertárias para a infância em uma época em que o ensino artístico não era obrigatório em escolas, segundo Ana Mae, a “Escolinha era a universidade da arte-educação”, posto que não existiam graduações para a formação de professores de arte.

A própria Ana se formou na Escolinha de Arte do Recife, em 1953, na qual atuou por anos como estagiária, professora e diretora, desenvolvendo estudos e métodos que embasaram sua trajetória. Nos anos 1960, idealizou uma Escolinha na Universidade de Brasília (UnB), projeto interrompido pela ditadura militar. Mais tarde, implementou a Escolinha de Artede São Paulo (1968-1971), onde consolidou suas concepções de arte-educação.

Compartilhe

Seção de vídeo

Escolinhas de Arte do Brasil

A professora, pesquisadora, escritora e narradora de história Regina Machado, o arte-educador Sidney Peterson e nossa homenageada Ana Mae Barbosa resgatam a história e a importância das Escolinhas de Arte do Brasil, projeto criado pelos arte-educadores Augusto Rodrigues e Noemia Varela. Ana Mae estagiou na Escolinha de Arte do Recife, em 1958, e foi fundadora e diretora da Escolinha de Arte de São Paulo.

Compartilhe