Pai de Antonio Candido, Aristides de Mello e Souza era um médico apaixonado por livros – sua vasta biblioteca, posteriormente doada para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), serviu para a formação dos filhos. Depois do jantar, costumava falar sobre literatura com a família, prática à qual Candido deu continuidade com suas filhas.
Formação
Antonio Candido nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, mas antes de completar um ano de idade se mudou com a família para Minas Gerais. Sua verdadeira “pátria”, dizia ele, era a cidade mineira de Poços de Caldas – para onde foi em 1930, após viver em Santa Rita de Cássia (MG) e Paris, na França. Em entrevista concedida durante a edição de 2002 da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas (Flipoços), o crítico comentou que esta é a melhor maneira de defini-lo: “um intelectual paulista que é mineiro nascido no Rio de Janeiro”.
Em 1935, mudou-se para São Paulo – inicialmente para São João da Boa Vista, onde concluiu o ensino secundário, e depois para a capital do Estado, onde de fato construiu sua carreira. Lá, realizou o curso complementar no Colégio Universitário da Universidade de São Paulo (USP), entre 1937 e 1938, e, no ano seguinte, ingressou em dois cursos de graduação na USP: o de direito e o de ciências sociais e filosofia.