Pesquisadora
O dinamismo de Aracy Amaral se evidencia pela profusão de livros e catálogos publicados, resultantes de suas incansáveis pesquisas na área de artes visuais. Se essas leituras são obrigatórias para especialistas, outros públicos também podem usufruir de seus escritos, redigidos sempre com linguagem direta e acessível. Para além disso, os leitores juvenis podem tirar proveito de livros de arte especialmente dirigidos a eles – e as crianças, de livros de histórias imaginadas.
Entre alguns dos principais livros de Aracy Amaral estão: Tarsila sua Obra e seu Tempo (2010), Arte e Sociedade no Brasil (2005), Arte Para Quê? A Preocupação Social na Arte Brasileira (2003), Artes Plásticas na Semana de 22 (1998), A Hispanidade em São Paulo (1981) e Blaise Cendrars no Brasil e os Modernistas (1970).
Em tempo! A pesquisadora foi responsável pelo primeiro levantamento sistemático da obra da pintora Tarsila do Amaral, que se desdobrou em livros, exposições, trabalhos acadêmicos e textos jornalísticos. Quando Tarsila faleceu, Carlos Drummond de Andrade escreveu um poema sobre a pintora e o dedicou a Aracy.