O Itaú Cultural criou, em 2009, o projeto Ocupação, com o objetivo de fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciaram. Uma exposição física somada à imersão on-line, proporcionada pelo conteúdo aqui disponibilizado, amplia a difusão de um importante recorte da produção cultural brasileira e estreita esse diálogo. Por isso a Ocupação Itaú Cultural celebra nomes de diversos estados do Brasil e, através de livros, contos, crônicas, charges, poemas, músicas, filmes, apresenta suas biografias ao público.
A exposição que norteia a Ocupação Itaú Cultural acontece na sede do instituto, na cidade de São Paulo (SP), com possibilidade de itinerância em alguns casos, e integra uma das políticas permanentes da organização, que é a preservação da memória artística.
Outro exemplo disso é o trabalho da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, que disponibiliza dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre profissionais das artes visuais, do teatro, do cinema, da literatura e das artes tecnológicas.
27 de novembro de 2021
13 de março de 2022 São Paulo
De: 27 de novembro de 2021Até: 13 de março de 2022Em: São Paulo
OcupaçãoBenjamim de Oliveira
Artista do circo
Respeitável público, o circo de Benjamim de Oliveira (1870-1954) chegou! A 54ª Ocupação Itaú Cultural apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil. Benjamim começou sua jornada como palhaço e, durante mais de cinco décadas, atuou nos palcos-picadeiros e bastidores do circo. Artista múltiplo, foi também ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.
Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, fugiu com o circo aos 12 anos, quando iniciou sua formação artística. Aos 19, foi palhaço pela primeira vez. Viajou com diversos circos por cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre seus feitos, é quase unânime a ideia de que foi um dos precursores do circo-teatro no Brasil, além de ter gravado discos e atuado em filmes.
Benjamim não foi o primeiro, nem o único, muito menos o último. Sua história e trajetória carregam ancestralidade e contemporaneidade. Para quem veio depois, legado. Por isso, esta Ocupação se desenvolve como uma espiral, apresentando a família e a carreira deste artista, mas também representando o circo no Brasil entre o final do século XIX e o começo do XX.Destaque para pessoas com quem articulou, criou e contracenou. Fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época, fonogramas de músicas interpretadas por ele e por seus companheiros de composição.
O programa Ocupação Itaú Cultural homenageia artistas e intelectuais brasileiros, estimulando o diálogo com novas gerações por meio do espaço expositivo e de ações on-line, como o siteitaucultural.org.br/ocupação. Depois de apresentar personalidades ligadas à música, ao cinema, às artes visuais, à literatura e ao teatro, entre outras formas de expressão, o programa celebra, pela primeira vez, o circo. No centro o picadeiro e nele Benjamim de Oliveira.
Pesquisa, concepção, curadoria e realização Itaú Cultural Cocuradoria Erminia Silva Pesquisa Daniel de Carvalho Lopes Projeto expográfico Renato Bolelli Rebouças e Usina da Alegria Planetária Cenógrafas assistentes Gabriela A. Guardia e Vivianne Kiritani Projeto de acessibilidade Itaú Cultural
ITAÚ CULTURAL
Presidente Alfredo Setubal Diretor Eduardo Saron
NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS
Gerência Galiana Brasil Coordenação Carlos Gomes Produção-executiva Natalia Souza e Regina Medeiros
NÚCLEO DO OBSERVATÓRIO
Gerência Jader Rosa Coordenação Luciana Modé Produção-executiva Andréia Briene e Raphaella Rodrigues
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gerência Ana de Fátima Sousa Coordenação Carlos Costa Edição e produção de conteúdo Amanda Rigamonti e William Nunes Supervisão de revisão Polyana Lima Revisão de texto Rachel Reis (terceirizadas) Identidade e comunicação visual Helga Vaz Ilustração Girafa Não Fala (terceirizada) Produção editorial Luciana Araripe e Matheus Torres (estagiário) Edição de fotografia André Seiti e Matheus Castro (estagiário) Redes sociais Jullyanna Salles e Renato Corch
NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E LITERATURA
Gerência Claudiney Ferreira Coordenação Kety Fernandes Nassar Produção audiovisual Júlia Sottili Roteiro e edição Karina Fogaça Captação de imagens remotas WT1 (terceirizada) Captação de imagens locais (Pará de Minas) Cinemarketing Audiovisual (terceirizada) Motion designJoão Zanetti (terceirizado) Ilustração Girafa Não Fala (terceirizada) Transcrição Nelson Visconti (terceirizado) Interpretação em Libras FFomin Acessibilidade e Libras (terceirizada) Audiodescrição Iguale Comunicação de Acessibilidade (terceirizada) Paisagem sonora e edição de som Cinemática Audiovisual (terceirizada)
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gerência Valéria Toloi Coordenação de atendimento ao público e projetos especiais Tayná Menezes Equipe de atendimento Amanda Freitas, Matheus Paz, Natasha Bernardo Marcondes, Victor Soriano e Vinícius Magnum Coordenação de formação Samara Ferreira Equipe Alessandra Silva Constantini (estagiária), Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá, Joelson Oliveira, Lucas Batista, Mayra Reis Rocha, Mônica Abreu Silva, Silas Barbosa (estagiário), Tonne de Andrade, Victória de Oliveira, Vítor Luz e Vitor Narumi
NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E PRODUÇÃO
Gerência Gilberto Labor Coordenação de exposições Vinícius Ramos ProduçãoÉrica Pedrosa, Carmen Fajardo, Maria Zelada, Tailane Matos (estagiária) e Wanderley Bispo
CONSULTORIA JURÍDICA
Gerência Anna Paula Montini Coordenação Daniel Lourenço Equipe Rafael Del Piero
AGRADECIMENTOS
Família de Benjamim de Oliveira (representada por Jaciara Gonçalves de Andrade, José Carlos Cardoso Gonçalves, Jairo Cardoso Gonçalves, Jane Beatriz Cardoso Gonçalves, Juliana Monteiro Cardoso, Fernanda Faustino Gonçalves, Eduardo Faustino Gonçalves, Rodrigo Gonçalves de Andrade, Victor Gonçalves de Andrade, Letícia Gonçalves de Andrade, Gregory Murphy Gonçalves, Lara Faustino Borges e Kara Courtnie Gonçalves), Alberto Fernandes Jr. Tangará, Alice Viveiros de Castro, Daise Alves dos Reis Gabriel, Daniel de Carvalho Lopes, Emerson Elias Merhy, Erminia Silva, Hernani Heffner, José Roberto Pereira, Lívia Mattos, Marcelo de Castro Francisco (Cedoc Funarte), Maria de Fátima Pontes, Mariana Gabriel, Mauricio Tizumba, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), Verônica Tamaoki, Wildson França, Centro de Memória do Circo, Centro Técnico Audiovisual – CTAv (Natália de Castro Soares e Rosiane da Fonseca) e Instituto Moreira Salles (Bia Paes Leme, Euler Gouvêa e Ji Hyun Kim)
O Itaú Cultural (IC) e a curadoria agradecem a todos os fotógrafos que cederam imagens e a todos os artistas, sucessores e colecionadores que autorizaram a exibição e emprestaram suas obras para a exposição.
O IC realizou todos os esforços para encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras aqui expostas e publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique algum registro de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.
Este site utiliza cookies de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando nele, você
declara estar ciente dessas condições.