Na Mídia
Além do sucesso de público, Chico Science teve a oportunidade de ver seu trabalho com a Nação Zumbi repercutir positivamente nas mídias nacional e internacional. As publicações selecionadas aqui trazem uma amostra do barulho que a banda fez entre os anos de 1991 e 1997. Os periódicos retratam o momento em que a mídia brasileira voltou sua atenção para o Recife. E, pouco a pouco, os espaços que a imprensa internacional também foi abrindo.
Entre os destaques da trajetória, a matéria publicada na Revista General (1995), em que Chico é capa. A entrevista traz um artista ainda em processo de amadurecimento, um tanto inseguro em seu discurso. Já no caderno especial da Revista da Folha (1994), o tom usado pelos jornalistas demonstra a compreensão de estarem diante de uma obra artística de fato inovadora.
No cenário internacional, o destaque é a revista norte-americana Raygun, que traz o especial Never Mind the Bossa Nova, Here’s The Mangue Beat, além da reverberação do som de CSNZ em grandes publicações como The New York Times e Spin, entre outros.
Imagens: Acervo Paulo André.