Parceria mediúnica
Entre os parceiros que assinaram composições com Dona Ivone Lara, certamente um deles ocupa lugar de destaque. Delcio Carvalho nasceu em Campos (RJ) e é um dos mais importantes compositores do samba carioca pós-1960. Filho de pai saxofonista e compositor desde a infância, Delcio soltou a sua voz suave em conjuntos de baile e programas de calouro.
Em 1968, a cantora Christiane registrou em disco, pela primeira vez, um samba da sua autoria, “Pingo de Felicidade”. Mas foi na década de 1970 que a sua carreira de compositor decolou. Delcio Carvalho passou a integrar a ala de compositores da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, teve sambas gravados por Elizeth Cardoso e firmou parceria com Dona Ivone Lara, o que lhe rendeu sucessos como “Sonho Meu”, “Acreditar” e “Alvorecer”.
Compositor de muitos parceiros e gravado por meio mundo do samba e da MPB, Delcio lançou o seu primeiro disco (Canto de um Povo) apenas em 1980. Em 2007, mesmo ano em que foi selecionado pelo Rumos na categoria Mapeamento, lançou a caixa Delcio Carvalho – Inédito e Eterno, que contava com 36 músicas novas e seis regravações.
Delcio Carvalho morreu no dia 12 de novembro de 2013, aos 74 anos, vítima de câncer gástrico.
Seção de vídeo
Delcio Carvalho
Delcio Carvalho, um dos mais importantes compositores do samba carioca pós-1960, conta sua trajetória e toca “Alvorecer”, parceria com Dona Ivone Lara.
Dupla
No estúdio
O amigo da madrugada
Rainhas
Seção de vídeo
Uma parceria
Hermínio Bello de Carvalho é jornalista, compositor, poeta e produtor musical. Conhecido por ter lançado Clementina de Jesus no musical Rosa de Ouro, em 1965, Hermínio foi parceiro musical de grandes nomes, entre eles Dona Ivone Lara, Cartola e Pixinguinha. Como produtor, tem como destaque na sua trajetória a criação do Projeto Pixinguinha, que nos anos 1970 e 1980 levou shows a todos os cantos do Brasil a preços populares.