O município é composto dos seguintes bairros: Vila Velha, Socorro, Alto da Felicidade, Poço do Cobre, Bom Jesus, Forte Orange, São Paulo, Forno da Cal, Rio Âmbar, Bairro Novo, Vila Eldorado, Baixa Verde, Outeiro, Bela Vista, Pilar, Quatro Cantos e Jaguaribe. Ao cruzar um braço de mar, também conhecido como “boca do rio”, temos ainda os bairros: Sossego (antigo Lance dos Cações), Enseada dos Golfinhos (antigo Enseada dos Tubarões), Queimadas, Fortinho e Pontal da Ilha.
O clima predominante na ilha é tropical e ela está em uma altitude de 7 metros. Os verões são quentes e secos. Os invernos, amenos e úmidos, com aumento considerável das chuvas e temperaturas mínimas que podem chegar a 18 °C, não sendo considerado um frio excessivo. As primaveras são quentes e secas e podem chegar à temperatura máxima de 34 °C. O outono é quente e úmido, intercalando dias de sol com dias nublados e incidências de chuvas isoladas.
Dá para aproveitar a estadia por lá o ano inteiro. Ela faz limite com o município de Goiana a noroeste e ao norte; ao sul, com Igarassu; a oeste e sudoeste, com Itapissuma; e, ao nordeste, leste e sudeste, com o Oceano Atlântico. Está incluída nos domínios dos grupos de Bacias Hidrográficas de Pequenos Rios Litorâneos, e os principais rios são Rio Paribe e Rio Jaguaribe. Possui também várias lagoas que servem de atração turística: a Lagoa Azul, a Lagoa da Mata, a Lagoa das Garças e a Lagoa Mansa (que fica em uma propriedade privada).
Há na região seis refúgios de vida silvestre, sendo a Mata do Amparo a maior delas (com 172,9 hectares). A vegetação é formada, predominantemente, por floresta perenifólia (isto é, que mantém suas folhas durante o ano todo) e restinga (espaço geográfico caracterizado por ser arenoso e se localizar próximo à costa), além de uma área de Mata Atlântica preservada (situada em terras de propriedade do estado). O bioma vegetal e animal é bem diversificado, e é comum ver bichos-preguiça e raposas atravessando as estradas, assim como as tartarugas marinhas na praia na época da desova.
As áreas de mangue ocupam o noroeste da Ilha de Itamaracá, que está incluída, geologicamente, na Província Borborema. De solo arenoso em toda a extensão litorânea e de predominância argilosa no interior, o local, hoje, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, criada em 2008. A APA de Santa Cruz é formada pelos municípios Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Goiana e é também uma Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável, cuja finalidade é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos recursos naturais. A APA possui cerca de 39 mil hectares, sendo 49% remanescentes de Mata Atlântica (que pertencem à Ilha de Itamaracá).
A economia local é representada pela pesca e pelo turismo. O setor hoteleiro move a economia no período de férias e na alta estação. As praias são muito movimentadas, por possuir águas transparentes, calmas e mornas. A areia é de cor clara e de espessura fina ao longo da faixa litorânea, e os turistas e visitantes aproveitam para fazer caminhadas. O Forte Orange é a maior atração turística e, no seu entorno, existe um polo gastronômico formado por bares e restaurantes que servem os mais variados pratos, como a peixada e a caldeirada. Os pescadores ainda fazem um prato exclusivo chamado de “mexidinho caeté”.
O bairro da Vila Velha também funciona como um polo gastronômico, com pratos variados à base de frutos do mar, tendo como iguarias principais o bolo “manuê” na palha da bananeira, a cocada de macaíba e os doces em forma de “passas” de frutas como caju, carambola e mangaba. A tradicional tapioca e o bolinho “carcará” são servidos pela Tapiocaria da Idalice. A vista da Vila Velha encanta a todos e tem um dos mais bonitos pores do sol, além do antigo forno de cal e das igrejas antigas. Partindo do Forte Orange ou da Vila Velha, também é possível fazer um passeio ecológico pela Trilha dos Holandeses. Existem outras trilhas maravilhosas na ilha realizadas por guias autônomos.
Já as praias mais visitadas são: Forte Orange (de lá, é possível atravessar de barco para a Ilhota Coroa do Avião, um oásis no meio do mar, além de apreciar um mergulho nas piscinas naturais), Praia da Pedra Furada, Rio Âmbar, Vila Eldorado, Pilar, Quatro Cantos, Jaguaribe e Sossego (a travessia é feita por canoa de Jaguaribe até lá). Todas têm bares e restaurantes para atender os turistas e visitantes.
É uma ilha paradisíaca. Quem conhece não esquece. Aqui você coleciona momentos e constrói memórias.