Contos e Crônicas
Nelson escreveu peças de teatro, contos (“A Vida como Ela É…”), crônicas (Memórias, assim como textos políticos e sobre cultura) e folhetins (desde a obra escrita com os pseudônimos femininos Suzana Flag e Myrna até o romance Asfalto Selvagem – Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados).
Nesta seção, você conhecerá alguns desses contos e crônicas e poderá explorar as semelhanças e diferenças entre as partes do trabalho rodriguiano.
Seção de vídeo
Poesia nos Fatos
Arnaldo Jabor é cineasta e cronista. Conheceu Nelson pessoalmente e adaptou uma peça (Toda Nudez Será Castigada) e um romance (O Casamento) seus para o cinema. Segundo o jornalista Ely Azevedo, esses são dois dos três “títulos-chave” da filmografia baseada no autor. Nas crônicas de Jabor, Nelson também aparece — como tema, personagem e influência.
Despeito
(conto de A Vida Como Ela É…)
O marido era ciumento ou, como ela dizia, suspirando, “ciumentíssimo”. Se Marlene ria um pouco mais alto, pronto. Vinha o mundo abaixo. O fato é que ele achava a gargalhada da mulher quase uma demonstração de impudor. Marlene esboçava um protesto:
— Mas que foi que eu fiz, criatura? Eu não fiz nada!
E ele, ressentido, quase ultrajado:
— Fez, sim! Quem ri desse jeito é gentinha!
Teve que eliminar a gargalhada dos seus hábitos. E, junto de Rafael, sofria de inibições tremendas, incapaz de olhar, de sorrir, de conversar com naturalidade. A família e as amigas estranhavam: “Que é que há? Você que era tão alegre”. Respondia, com involuntária amargura: “Rafael é um caso sério!”. Em voz baixa, dizia para as amigas íntimas: “Não me dá uma folga. Faz uma marcação tremenda. Desconfia até de poste!”. Houve quem sugerisse:
— Não seja boba! Reaja!
Reagir como? E o que ninguém sabia, nem Marlene estava disposta a confessar, é que tinha medo do marido. Rafael possuía um desses temperamentos de ópera, de Cavalleria rusticana; era um bárbaro contido. Certa vez, fizera uma ameaça concreta. Apertando entre as mãos o rosto da esposa, disse, falando quase boca com boca:
— Se me traíres um dia, eu te mato, juro que te mato!
Fidelidade
Marlene podia dizer, a propósito dos ciúmes do marido: “Rafael fala de barriga cheia”. Semelhante desabafo podia ser prosaico, mas era expressão da verdade. Casada há três anos e meio, jamais sua conduta permitira a mais tênue suspeita, o mais vago equívoco. Nenhuma vida mais límpida, mais sem mistério. Chegava a exagerar a compostura de esposa. Não privava com outro homem que não fosse com o marido, os cunhados e os próprios irmãos; não dançava senão com Rafael ou, no máximo, com Leocádio, o único amigo que merecia do marido confiança total. Rafael vivia dizendo:
— Confio mais em Leocádio que em meus irmãos.
Assim honesta, assim fiel, ela pasmava as amigas que, com alegre frivolidade, de uma maneira desapaixonada e apenas esportiva, tinham romances extraconjugais. Seu espanto era sincero e patético: “Como é que você tem essa coragem?”. Muitas replicavam mais ou menos assim: “Teu dia chegará!”. E houve uma, mais desabusada que as outras, que a desafiou:
— Tu ainda gostas do teu marido?
— Evidente!
— Não acredito. Tem santa paciência, mas não acredito.
— Por quê?
E a outra:
— Porque nenhuma mulher pode gostar do mesmo homem por mais de dois anos. E já é muito!
— Que horror!
— É isso mesmo! Batata, minha filha!
A Viagem
De qualquer maneira, a conversa com a amiga irresponsável fez-lhe um mal pavoroso. Pela primeira vez, esboçou a hipótese: “Será que eu?…”. Experimentou um arrepio de medo e volúpia; e tratou de pensar noutra coisa. Daí a dias, o marido aparece com a notícia: ia ter que correr as praças da Europa com o chefe. Ela fez a pergunta: “E eu?”. Rafael suspirou:
— Você fica. Mas o negócio é rápido. Um mês, no máximo.
A tal amiga, quando soube, telefonou: “Parabéns, parabéns! Aproveita, sua boba”. E reforçou: “A título de experiência. Uma vez só”. Marlene protestou, com veemência, de uma maneira quase agressiva. Mas experimentou, outra vez, um arrepio. A verdade é que levava, no mais íntimo de si mesma, as palavras da outra: “Nenhuma mulher pode gostar do mesmo homem por mais de dois anos”. Fechou os olhos e fez os cálculos: estava casada com o marido há três. Gostava dele ainda? Era o mesmo sentimento? A mesma coisa? Pouco depois, estava diante do espelho pondo ruge e pó; e, olhando a própria imagem, pensou: “Não, não é a mesma coisa”. Na véspera da partida, Rafael teve com a mulher uma conversa patética. Antecipando os ciúmes, repetiu a ameaça: “Se, na minha ausência… Eu te mato, ouvis-te?”. Dez minutos depois, ele confessava, com heróica sinceridade: “Não, eu não te mataria, nunca. A ti, não. Mas sim o cara que tivesse a coragem, a ousadia!…”.
No dia seguinte, pela manhã, Marlene levava o marido ao aeroporto. Quando o avião de quatro motores levantou vôo — ela experimentou um sentimento de liberdade absoluta.
O Amigo
Voltou para casa, eufórica. Antes de embarcar, o marido a advertira: “Não te quero de conversinha com homem nenhum. Tu só podes conversar com o Leocádio. É o único!”. Já em casa, ela cantarolou, passou os dedos no piano. A sensação de uma liberdade completa a embriagava. Tomou um banho muito longo e delicioso; acariciou a própria nudez como uma lésbica de si mesma. Pintou-se, perfumou as mãos, os braços, o pescoço; vestiu o seu melhor quimono, calçou as chinelinhas de arminho. Não tinha nenhum plano concreto, nenhuma vontade definida e, no entanto, preparara-se com deleite e com minúcia, como se esperasse alguém. Sentou-se perto do telefone e discou um número. Atendeu, do outro lado, uma voz de homem. Marlene identificou-se e fez o pedido: “Eu queria um favor teu, Leocádio”. Ele foi dizendo: “Pois não, pois não”. Baixou a voz: “Quer dar um pulinho aqui em casa? Agora?”. Leocádio parecia surpreso: “Alguma novidade?”. Ela evitou a resposta direta: “Queria conversar contigo”. O telefonema, o chamado, tudo nascera de um impulso misterioso e inexplicável. Estava agindo sem premeditação e ela própria não se reconhecia a si mesma nessa leviandade. Finalmente, Leocádio chegou. Parecia triste e nervoso. Ela explicou o chamado: “Estou me sentindo muito só… Queria que você me fizesse companhia…”. Leocádio, que estava sentado, ergueu-se. Perdera a naturalidade:
— Bem. Vamos fazer o seguinte: eu tenho um compromisso agora. Volto dentro de meia hora, quarenta minutos. OK?
Perseguição
E não voltou. Até então, Marlene estava incerta dos próprios desígnios. Sentia-se confusa e espantada. Correu ao espelho e se olhou, com uma atenção nova e grave. Dir-se-ia que a imagem refletida era a de uma desconhecida. Livre da sujeição ao marido, queria não sei que experiências inéditas e encantadas. As amigas falavam de carícias que Rafael não admitia. Esperou a volta de Leocádio quarenta minutos, uma hora, duas. E nada. Irritou-se e a irritação clareou seus sentimentos. Sabia agora o que queria. Ligou para a amiga leviana. Esta aplaudiu logo, interessada: — “Tens peito, hein! Assim que eu gosto!”. Deu uma orientação: “Quando o homem começa com chiquê, com nove-horas, a mulher deve ter a iniciativa. Claro! O golpe é dar em cima! Por que não?”. Marlene balbuciou: “Deus me livre!”. Mas a outra, empenhada no caso como se estivesse em jogo um interesse pessoal, insistiu: “Vai por mim!”. Ficou Marlene sem saber o que fazer. Havia, no cinismo da outra, uma perversão que a atraía e repugnava. Acabou ligando para Leocádio. Ele foi o mais efusivo possível:
— Você vai me desculpar, meu anjo. Mas sabe como é: houve um contratempo e eu não pude ir. Mas apareço aí de noite, com minha noiva.
Então, Marlene teve uma atitude de inesperada audácia. Disse: “Com sua noiva, não!”. Foi um grito tão espontâneo, irresistível, que surpreendeu a ambos. Leocádio, sem entender, perguntava: “Por que não com minha noiva?”. Ela já se adiantara muito e não podia recuar. Firme, viril, mordendo as palavras, foi dizendo: “Quero você. Só você. E ninguém mais. Compreendeu?”. Admitiu, num sopro: “Compreendi”. Ela ainda sublinhou: “Pelo amor de Deus, não me faça ser mais clara”. Mais tarde telefonou para a amiga, para contar as novidades. A outra desmanchou-se em felicitações:
— És das minhas! És das minhas! E amanhã, já sabes, quero um relatório completo!
A Espera
Deu folga à empregada. Queria estar só, absolutamente só. Preparou-se, de novo, com um requinte absoluto. Fez questão, sobretudo, das chinelinhas de arminho, que achava, não sei por que, um detalhe bonito e voluptuoso. De repente, batem na porta. Corre, vai abrir. Era um mensageiro, com um cabograma do marido. Leu, com uma espécie de náusea: “Milhões beijos, morto saudades”. Rasgou a mensagem e atirou os pedacinhos de papel pela janela. Continuou a expectativa, até duas, três horas da manhã. Foi se deitar, chorando com exclamações: “Cretino! Cretino!”. Pela manhã, telefonou, magoadíssima: “O que você fez comigo não se faz. Não é papel!”. Acabou, num desafio: “Você parece que tem medo de mim!”. Ele definiu a situação:
— Pois tenho medo de você. Muito. Medo. Porque eu gosto de você, sempre gostei.
Marlene agarrou-se às suas palavras: “Eu também. Eu também”. Então, o rapaz na sua calma amargurada, concluiu:
— Mas eu não traio meu maior amigo. Nunca. Prefiro meter uma bala na cabeça a trair meu maior amigo. É só.
Marlene teve uma explosão histérica no telefone:
— Sua múmia! Seu imbecil! Palhaço!
A Vingança
Não saiu mais de casa, não foi a lugar nenhum. Só despertava da sua dor extática, obtusa, para descompor Leocádio no telefone. Usava as expressões mais baixas, os termos mais ordinários. Ele ouvia tudo até o fim, sem desligar. Finalmente, findo o prazo de um mês, voltou o marido, em outro avião de quatro motores. Vinha, realmente, louco de saudades, certo de que a maior mulher do mundo era a sua. Tomaram o táxi e, durante a viagem, Marlene disse, com o rosto marcado pelo sofrimento e pelo ódio:
— Esse teu amigo, o cachorro do Leocádio, sabe o que me fez? Me pegou à força, me deu um beijo e anda atrás de mim como um cão!
Uma hora depois, Rafael entra pelo escritório de Leocádio. Ao vê-lo, este teve uma exclamação de afetuosa surpresa. Rafael puxou o revólver e atirou nele quatro vezes, à queima-roupa. Leocádio morreu e não teve tempo, ao menos, de desfazer a expressão de cordialidade, quase doce.
Tristeza Vital
“A vida como ela é…” se tornou justamente útil pela sua tristeza ininterrupta e vital. Uma pessoa que só tenha do mundo uma visão unilateral e rósea, e que ignore a face negra da vida, é uma pessoa mutilada. Por outro lado, nego a qualquer um o direito de virar as costas à dor alheia. Sei que nenhum de nós gosta de se aborrecer. Mais importante, porém, que o nosso frívolo conforto, que o nosso alvar egoísmo – é o dever de participar do sofrimento dos outros. Há uma leviandade atroz na alegria!
Nelson, citado em O Anjo Pornográfico, biografia do autor escrita por Ruy Castro, no capítulo 18, “A Vida Como Ela É…”
Seção de vídeo
Folhetins
Berta Waldman é pesquisadora de literatura, livre-docente pela USP. Trabalhou com os romances folhetinescos de Nelson. É coautora do livro Nelson Rodrigues, escrito com Carlos Vogt.
Seção de vídeo
Nelson prezava a pobreza do texto
Arnaldo Jabor é cineasta e cronista. Conheceu Nelson pessoalmente e adaptou uma peça (Toda Nudez Será Castigada) e um romance (O Casamento) seus para o cinema. Segundo o jornalista Ely Azevedo, esses são dois dos três “títulos-chave” da filmografia baseada no autor. Nas crônicas de Jabor, Nelson também aparece — como tema, personagem e influência.
Memórias
Seção de vídeo
Suzana Flag e Myrna
Berta Waldman é pesquisadora de literatura, livre-docente pela USP. Trabalhou com os romances folhetinescos de Nelson. É coautora do livro Nelson Rodrigues, escrito com Carlos Vogt.
Seção de vídeo
Asfalto Selvagem e o Casamento
Berta Waldman é pesquisadora de literatura, livre-docente pela USP. Trabalhou com os romances folhetinescos de Nelson. É coautora do livro Nelson Rodrigues, escrito com Carlos Vogt.
Seção de vídeo
O Casamento, por Arnaldo Jabor
Arnaldo Jabor é cineasta e cronista. Conheceu Nelson pessoalmente e adaptou uma peça (Toda Nudez Será Castigada) e um romance (O Casamento) seus para o cinema. Segundo o jornalista Ely Azevedo, esses são dois dos três “títulos-chave” da filmografia baseada no autor. Nas crônicas de Jabor, Nelson também aparece — como tema, personagem e influência.
Seção de vídeo
Sem espaço para a virtude
Berta Waldman é pesquisadora de literatura, livre-docente pela USP. Trabalhou com os romances folhetinescos de Nelson. É coautora do livro Nelson Rodrigues, escrito com Carlos Vogt.
Seção de vídeo
Nelson Rodrigues e outros autores
Berta Waldman é pesquisadora de literatura, livre-docente pela USP. Trabalhou com os romances folhetinescos de Nelson. É coautora do livro Nelson Rodrigues, escrito com Carlos Vogt.