28 DE AGOSTO DE 2021
31 DE OUTUBRO DE 2021
SÃO PAULO
Esta Ocupação nasce para homenagear uma vida e um pensamento. Aos 71 anos, completados em junho de 2021, Sueli Carneiro é uma das intelectuais negras mais atuantes e referenciais em atividade no país. Da menina nascida no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, à doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e um dos nomes que abriram os caminhos do feminismo negro brasileiro. A trajetória de Sueli é imensa – e uma pequena parte dela é celebrada aqui.
Celebrada e recontada: eis uma biografia marcada pelo ativismo e pelo desenvolvimento de um pensamento filosófico e acadêmico. A Sueli que, ao entrar na USP, contava com pouquíssimos de seus pares negros, hoje fala de ações afirmativas, como as cotas raciais (que sua geração foi determinante na formulação, vale dizer), reconhecendo a mudança que houve nas universidades nacionais, mas ciente de que ainda é pouco. Sueli tem o olhar atento de quem sabe que essa luta, no caso do Brasil, precisa ser permanente. Porque há muito a ser feito.
De uma família unida, conectada, presente, formadora e movedora, a pensadora Sueli é ainda uma entusiasta do fazer coletivo e, nesta Ocupação, ela não está sozinha. Os que vieram antes seguem junto com a homenageada, quem veio depois também está presente e saúda o privilégio de ser contemporâneo de Sueli Carneiro.
O Itaú Cultural (IC) sente-se honrado de celebrar a mulher, a pensadora, a articuladora de ideias e pessoas que é Sueli Carneiro. Não há dúvidas de que seus artigos, suas percepções, seu ativismo e sua rede de afetos influenciaram e influenciam movimentos negros e também apontam para caminhos para quem quer construir um Brasil verdadeiramente antirracista. Sueli é gigante e homenageá-la é absolutamente necessário. Hoje e sempre. Que mais gerações acessem e se aproximem do legado de Sueli Carneiro.
Esta é a 52ª exposição da série Ocupação, programa permanente do IC que pretende estimular diálogos entre gerações de criadores e intelectuais brasileiros.
Itaú Cultural
Conheça os nossos protocolos de segurança
Ocupação Sueli Carneiro – Teaser em Libras
O educador Edinho Santos fala sobre a Ocupação Sueli Carneiro. Nascida no bairro da Lapa, Zona Oeste da capital paulista, Sueli é uma das intelectuais negras mais atuantes em atividade no país, dona de uma trajetória e de um legado que devem ser celebrados. A curadoria da mostra é do Núcleo de Comunicação e Relacionamento e da Enciclopédia Itaú Cultural, tendo como cocuradora Bianca Santana, autora da biografia “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (2021). Baba Diba de Iyemonja assina a consultoria religiosa e Isabel Xavier, com assistência de Danilo Arantes, criou o projeto expográfico.