Linha do Tempo
1966 – Zuzu apresenta 30 modelos durante o 2º Salão de Moda da Feira Brasileira do Atlântico e a coleção Soignée, ambos no Rio de Janeiro. Recebe elogios em colunas dos jornais O Globo e Jornal do Brasil e editoriais na revista Querida e no suplemento “Revista Feminina”, do Diário de Notícias. 1967 – Faz os primeiros figurinos para o cinema: Todas as Mulheres do Mundo, direção de Domingos de Oliveira. Apresenta a coleção Fashion and Freedom (Moda e Liberdade) no Copacabana Palace. Recebe em sua loja a modelo Jean Shrimpton e conhece as atrizes Kim Novak e Joan Crawford, que se tornam clientes e amigas.
2º Salão de Moda
Fashion and Freedom (1)
Fashion and Freedom (2)
Fashion and Freedom (3)
Fashion and Freedom (4)
Fashion and Freedom (5)
1968 – Confecciona vestidos para a primeira-dama Yolanda Costa e Silva. Realiza viagens ao exterior. Uma delas para Nova York, quando se hospeda na residência de Joan Crawford. Stuart Angel integrava o MR-8 e se casa com Sônia Maria Moraes. É escolhida uma das dez mulheres destacadas pelo Conselho Nacional das Mulheres. Desenha e executa, com uma joalheria, uma capa com pedras semipreciosas para a Rainha Elizabeth II. 1969 – Na Rua Nascimento e Silva, Zuzu realiza desfiles mensais. Em Nova York, abre um escritório de representação e se torna membro do Fashion Group Inc. e do International Council of Women, recebendo o título de Woman of the Year.
Fashion and Freedom (6)
1970 – No primeiro desfile em Nova York, lança a coleção International Dateline Collection, na sofisticada loja de departamentos Bergdorf e Goodman, ao som de Martinho da Vila e músicas folclóricas brasileiras. Recebe boa acolhida no The New York Times e The New York Post. Apresenta a Coleção Pastoral e peças confeccionadas em Polybel, tecido desenvolvido em parceria com fábrica carioca. 1971 – Modelos criados por Zuzu são apresentados em Londres, no Canadá e na Alemanha. Lançamento da International Dateline Collection II, em Nova York. O sucesso nos EUA repercute na imprensa nacional. Introduz o termo “fashion designer” no glossário da moda brasileira. Participa de desfiles com Valentino e Yves Saint-Laurent. Em sociedade com Ana Cristina Angel, funda a Zuzu Angel Criações Ltda. Faz figurinos para a peça Vivendo em Cima da Árvore, direção de Ziembinsky. Ocorre a prisão e o desaparecimento de Stuart. Lança a International Dateline Collection III – Holiday and Resort, na residência do cônsul do Brasil em Nova York e torna público o caso de Stuart em um desfile-perfomance, com alusões ao momento político brasileiro. Começa a vestir luto.
MARCO HISTÓRICO
A coleção lançada em Nova York, em 1971, por Zuzu Angel se chamava International Dateline Collection III – Holiday and Resort.
Apresentou roupas descontraídas para férias e lazer, como shorts e saias-envelopes, vestidos esvoaçantes em tecidos leves para ocasiões especiais e vestidos de casamento. Por último, vestidos brancos com modelagem ampla e bordados coloridos e pueris.
Os bordados artesanais reproduziam figuras inocentes – anjos, pássaros, árvores, casas e tambores – e mordazes – uniformes, quepes, aviões, canhão, jipes, navios, pássaros engaiolados, o sol atrás de grades ou quadrado e palhaços armados.
Foi um marco: a primeira coleção a usar a moda como instrumento de denúncia de um regime político autoritário.
A partir daí, o anjo em camisetas e estampas foi se tornando mais constante e seu significado transformado em alusão ao filho.
International Dateline Collection III (1)
International Dateline Collection III (2)
International Dateline Collection III (3)
International Dateline Collection III (4)
International Dateline Collection III (5)
International Dateline Collection III (6)
International Dateline Collection III (7)
International Dateline Collection III (8)
1972 – Apresentação da International Dateline Collection IV – The Helpless Angel no Gotham Hotel, em Nova York. Seguem os modelos com referência aos abusos do governo militar brasileiro. 1973 – Inaugura nova loja na Rua Almirante Pereira Guimarães, 79, no Leblon, onde recebe a visita de Lisa Minelli. A International Dateline Collection V – “Nova Mulher” é lançada, no Brasil e em Nova York. Sônia Maria Moraes Angel Jones é presa, torturada e assassinada por militares. Lança a Coleção International Dateline Collection VI – Filha e Mãe. Faz figurinos para a peça Freud Explica, Explica, direção de João Bethencourt. Começa a distribuição de fotos, bilhetes e poesias mimeografadas denunciando o desaparecimento de Stuart. Anuncia a intenção de lançar um perfume.
International Dateline Collection IV (1)
International Dateline Collection IV (2)
International Dateline Collection IV (3)
International Dateline Collection IV (4)
International Dateline Collection IV (5)
International Dateline Collection IV (6)
International Dateline Collection IV (7)
International Dateline Collection IV (8)
International Dateline Collection VI (1)
International Dateline Collection VI (2)
1974 – International Dateline Collection VII – Contemporary Classics é lançada, no Rio de Janeiro em Nova York. No desfile, Elke Maravilha joga almofadas com estampas de anjo no colo do público 1975 – No Brasil faz a coleção Brazilian Butterfly e figurinos para a peça Marido, Matriz e Filial, dirigida por Aderbal Freire Filho. 1976 – Em 14 de abril, ela morre em uma tocaia, hoje assassinato comprovado. A próxima coleção internacional seria chamada Once Zuzu, Always Zuzu.