O Brasil como Inspiração

BRASILIDADE ELEGANTE

A moda de Zuzu Angel utiliza referências da identidade brasileira. Na coleção Pastoral eram patchworks de rendas de bilro e renascença. Na primeira coleção lançada nos Estados Unidos, International Dateline Collection I, consagrou temas regionais, como as baianas e os cangaceiros.

Há ainda a menção ao Brasil nos motivos das exclusivas estampas tropicais e nos materiais – além de rendas, bordados e pedras, contas de madeira, bambus e conchas.

Tais matérias-primas e mesmo as referências aos personagens folclóricos eram, até então, associados ao mau gosto e impossíveis de compor um visual moderno e elegante.

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Foi a precursora de brasilidade na moda e legitimadora do seu próprio estilo em roupas genuinamente inspiradas em referências visuais e culturais brasileiras. Flores e pássaros, borboletas e papagaios – em algodões, rendas e bordados – e até Lampião e Maria Bonita serviram-lhe de fonte inspiradora para as suas criações na moda. Tudo ia muito bem estética e economicamente falando.” 

João Braga 

 

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Estudo para estampa em papel | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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A MULHER MODERNA

Independência financeira, igualdade no mercado de trabalho e outras reivindicações da mulher dos anos 1970 estavam presentes no trabalho de Zuzu Angel – ela mesma exemplo dessa nova mulher.

Assim como na questão da identidade brasileira, formas e materiais refletem essa preocupação. Peças práticas e funcionais, como o macacão e o chemisier, e tecidos sintéticos eram algumas das características desse guarda-roupa.

A liberação do corpo entra nesse contexto: barriga de fora, peças que dispensavam o uso do sutiã e comprimento menores para as saias.

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel

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Roupa criada por Zuzu Angel e transcrita para papel depois de costurada | imagem: acervo Instituto Zuzu Angel