O documentário Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles, dirigido por Marcela Lordy e produzido pelo Itaú Cultural, terá duas...
Publicado em 17/11/2016
Atualizado às 10:34 de 03/08/2018
O documentário Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles, dirigido por Marcela Lordy e produzido pelo Itaú Cultural, terá duas exibições gratuitas, nos dias 19 de novembro e 3 de dezembro, na Matilha Cultural, em São Paulo.
O longa-metragem é fruto do registro audiovisual de um projeto de Cildo Meireles, rio oir – que mistura o barulho de gargalhadas com o som de rios e águas. Na busca pelas sonoridades, o artista viajou, acompanhado de uma equipe, pela Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Centro-Oeste, pelas cachoeiras de Foz do Iguaçu, na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, pela foz do Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe, e pela pororoca do Rio Araguari, no Amapá.
A obra ficou exposta durante a Ocupação Cildo Meireles, que aconteceu em 2011, no Itaú Cultural, em São Paulo. O filme de Marcela, que viajou com o artista para captar imagens da elaboração do projeto, registra também a relação dos habitantes das regiões visitadas com a água. Lançado em 2013, o documentário foi um dos escolhidos, entre mais de 400 inscritos, para integrar a programação da 1ª Mostra de Filmes Independentes da Matilha Cultural.
A exibição do dia 19 de novembro ocorre às 18h; a de 3 de dezembro, às 17h. A distribuição de ingressos – gratuita – é feita por ordem de chegada. Aconselha-se chegar com antecedência para garantir lugar, já que há apenas 68 vagas por sessão. Confira abaixo o trailer do documentário.
Exibição do filme Ouvir o Rio: uma Escultura Sonora de Cildo Meireles[duração aproximada: 80 minutos]
Entrada gratuita [ingressos distribuídos por ordem de chegada]
Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542 – República – São Paulo – SP