Em homenagem ao célebre palhaço, que se tornou um dos mais importantes artistas e empreendedores circenses do Brasil, a Ocupação Benjamim de Oliveira encerra as mostras da série, neste ano, com o espírito do picadeiro do início do século XX. Foi um tempo inovador e agitado no circo nacional, para o qual ele colaborou intensamente introduzindo novidades tecnológicas, teve grande protagonismo no processo de ampliação do circo-teatro e ainda gravou discos e atuou em filmes. A mostra é acompanhada de hotsite, recursos de acessibilidade e programação educativa.
Saiba maisEsta Ocupação apresenta a família e a carreira deste artista, representando o circo no Brasil entre o final do século XIX e começo do XX. Entre os feitos de Benjamim de Oliveira, é quase unânime a ideia de que foi um dos precursores do circo-teatro, além de ter gravado discos e atuado em filmes
Saiba maisDiretora do documentário Minha avó era palhaço, Mariana Gabriel, neta de Xamego, palhaço masculino que sua ancestral representava nos anos de 1940, escreveu, a convite do Itaú Cultural, sobre seus familiares circenses e amigos de Benjamim – um deles, seu bisavô João Alves, do Grande Circo Theatro Guarany. Colaboraram na elaboração do texto, os jornalistas e pais da autora Daise Alves dos Reis Gabriel e Roberto Salim Gabriel
Saiba maisPara a circense, acordeonista, cantautora e socióloga Lívia Mattos, os picadeiros se estabeleceram como uma espécie de difusora – de artistas, repertórios, manifestações culturais, signos e corporalidades. Os espetáculos – na sua miscelânea de gêneros, instrumentos e repertórios – também são difusores, no sentido da sua capacidade de divulgação da música. Segue o texto sobre o tema que ela escreveu para o hotsite desta Ocupação.
Saiba maisA seguir, as imagens para download da Ocupação Benjamim de Oliveira. Para encontrar os créditos e legendas das fotos referentes à mostra, clique no botão abaixo.
DownloadNo primeiro audiovisual Erminia Silva, pesquisadora do artista e cocuradora desta Ocupação, e Wildson França, ator, produtor e palhaço, falam sobre Benjamim. Eles também estão na segunda gravação, na qual, com Maurício Tizumba, cantor, compositor, instrumentista e ator, contam a trajetória circense dele. Por último, Juyraçaba Santos Cardoso e Jaciara Gonçalves de Andrade, neto e bisneta do homenageado, contam casos de seu antepassado.
Entre vivências com educadores, passeios e experiências virtuais, lives e encontros, o Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural preparou programação em sinergia com a Ocupação em cartaz. Como já é de costume, toda a exposição contém recursos de acessibilidade preparados especialmente sobre o personagem e o tema em questão, de modo a ampliar o acesso ao todos os públicos
Saiba maisDe 27 de novembro de 2021 a 27 de fevereiro de 2022
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação de metrô Brigadeiro.
Piso térreo
Ingressos: gratuitos
Funcionamento: terças-feiras a domingo, das 11h às 19h.
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
O Itaú Cultural segue protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Acesse no site a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação
Cristina R. Durán: (11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com
Larissa Corrêa: (11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br
Mariana Zoboli: (11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com
Roberta Montanari: (11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com
Vinicius Magalhães: (11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com
Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: (11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br