Para Alguém que Está me Ouvindo – projeto selecionado pelo edital Arte como Respiro – propõe proximidade em tempos de distanciamento por meio de videocartas, abrindo brechas para um contato íntimo e pessoal entre performers e público
Publicado em 15/08/2020
Atualizado às 11:16 de 28/09/2022
O confinamento causado pela pandemia do novo coronavírus colocou (quase) todo mundo dentro de suas casas, com convívio restrito ao mundo exterior e às pessoas. A necessidade de contato com o outro, inerente ao ser humano, grita mais alto a cada dia. As telas se transformaram nas nossas janelas.
Para Alguém que Está me Ouvindo, trabalho selecionado pelo edital Arte como Respiro de artes cênicas, traz o confinamento como ponto de partida: correspondências virtuais – ou videocartas – trocadas entre pessoas que não se conhecem. A proposta é criar um espaço íntimo e inusitado entre os dois correspondentes, uma experiência de proximidade em tempos de distanciamento.
A chamada aberta começa com duas perguntas: “Quer receber uma mensagem de alguém que não conhece? Uma palavra, um gesto, uma sensação em tempos de confinamento?”
Dirigida pela artista visual Anna Costa e Silva e cocriada pelas performers Ana Abbott, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Félix, a experiência começa por uma chamada aberta para você receber uma videocarta diretamente em seu e-mail. Cada performer escreveu uma carta para uma pessoa desconhecida, falando de suas sensações, dores e atravessamentos durante este período de isolamento social. No fim do vídeo, o espectador é convidado a responder a carta sobre o que está sentindo e percebendo. A partir daí começa uma troca de mensagens entre atriz e espectador, sempre no âmbito privado, que poderá durar até o final do confinamento – ou até quando quiserem.
Os temas são:
1. A imagem é a seguinte;
2. Um erro de português;
3. Um curso de futuro;
4. Monitorar sintomas;
5. Um outro agora.
Para participar, escolha um dos temas acima e envie uma mensagem para 21 99406 9009 ou para annacostaesilva@gmail.com. Contribuição voluntária.
Ficha técnica
Criação, direção e performance: Anna Costa e Silva
Criação e performance: Ana Abbott, Luciana Novak, Maria Clara Contrucci e Nanda Felix
Produção: Gabriel Bortolini e Luiz Schiavinato – Reprodutora