Pesquisas produzidas em parceria entre o Itaú Cultural, o Instituto Pró-livro e o Ibope exibem perfis de leitores e de comunidades literárias no Brasil
Publicado em 07/11/2019
Atualizado às 10:20 de 01/12/2020
O Itaú Cultural e o Instituto Pró-Livro (IPL) divulgaram nesta quinta (7), no Museu de Arte do Rio (MAR), duas pesquisas aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope Inteligência) sobre o público leitor no Brasil.
Trata-se de versões focadas de Retratos da Leitura no Brasil – que desde 2001 produz perfis nacionais desse setor –, realizadas em eventos literários de destaque: Bienal do Livro do Rio de Janeiro e Festa Literária das Periferias (Flup).
Os resultados mostram como cada evento literário reúne comunidades de leitores bem diversos, que variam em faixa etária, raça, escolaridade e nos autores que destacam das suas leituras. Sem compará-los – na medida que ocorrem em contextos e com metas distintas –, podemos extrair dessas métricas insights sobre o leitor brasileiro.
Confira aqui a apresentação completa das pesquisas.
O lançamento das pesquisas contou com a presença do diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron; da coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e membro do IPL, Zoara Failla; do presidente da Bienal, Marco Pereira; da diretora da Flup, Daniele Bernardino; e da pesquisadora do Ibope Inteligência Rosi Rosendo.