selecionado: Joseph Specker “Três acontecimentos da minha infância influenciaram o surgimento da ideia do projeto: ter crescido em...
Publicado em 12/08/2015
Atualizado às 10:14 de 03/08/2018
obra: Almofada de Penas
selecionado: Joseph Specker
“Três acontecimentos da minha infância influenciaram o surgimento da ideia do projeto: ter crescido em Montevidéu, no ateliê de uma ceramista brasileira, minha mãe; ter sido The Nightmare Before Christmas (1993) o primeiro longa-metragem de animação em stop motion ao qual assisti e ter lido na escola o livro de Horacio Quiroga, Cuentos de Amor, de Locura y de Muerte, onde está inserido o conto ‘El Almohadón de Plumas’ ”.
Joseph Specker é o diretor da animação para adultos Almofada de Penas, projeto selecionado pelo Rumos 2013-2014. O longa é inspirado no conto uruguaio “El Almohadón de Plumas” e para sua execução foram construídos bonecos com uma tecnologia específica, criada pelos profissionais da equipe do filme.
O roteiro é uma adaptação do conto do escritor uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937), cuja obra aborda predominantemente temáticas sombrias, sobrenaturais e parapsicológicas – fato que lhe rendeu comparações com o norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849).
No enredo, Alicia e Jordão são recém-casados e com grandes expectativas sobre o que seria a vida a dois, mas se confrontam com a realidade, que não corresponde aos anseios gerados. Alicia tem uma doença inexplicável, em que delírios e pesadelos se confundem com a realidade. Três meses depois da lua de mel, ela entra em depressão, consequência da relação com o taciturno e castrador Jordão.
Por se tratar de uma trama psicológica, Joseph destaca que a representação dos movimentos dos personagens foi um grande desafio. “Os pequenos trejeitos e expressões precisavam reforçar o clímax psicológico”, destaca. Esse é um dos motivos pelos quais o curta foi construído em stop motion, que explora o lúdico e a veracidade das ações. “O espectador, iludido com o fato de os bonecos estarem vivos, associa o mundo lúdico e imaginário de sua infância e se confronta diretamente com a retorcida realidade da história”, destaca Joseph.
A utilização da técnica do stop motion permite ainda dialogar de forma interdisciplinar com artistas de diversas áreas – iluminação, fotografia e modelagem, por exemplo. Os bonecos são esculpidos à mão, vestidos com trajes de época e inseridos em cenários construídos e fotografados quadro a quadro. Durante o processo de edição os personagens ganham vida e a história, narrativa.
“A tecnologia de construção dos ‘puppets’ é inspirada nas grandes produções de Hollywood, de estúdios de animação como a Laika – que trabalha exclusivamente com a técnica de stop motion –, e adaptada aos recursos existentes no país”. Joseph ainda conta que as tecnologias utilizadas nesses filmes internacionais não são completamente reveladas, por isso a necessidade dos estudos que ele e a equipe vêm desenvolvendo.
Para que os bonecos pudessem satisfazer às necessidades de movimentação e expressividade exigida pelos animadores, a equipe do longa-metragem desenvolveu armações de aço inox com sistemas mecânicos de articulação, posteriormente revestidas de silicone. A técnica permite a ampliação dos movimentos dos bonecos, assemelhando-os ao funcionamento do esqueleto humano. Para as expressões faciais foi construído um sistema de troca de bocas e sobrancelhas que se encaixam por meio de ímãs.
Almofada de Penas está em produção e seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2016.