selecionado: Nuno Ramos As “bulas” que o paulista Nuno Ramos reuniu no projeto homônimo são manuais de montagem de algumas de suas...
Publicado em 11/08/2015
Atualizado às 10:14 de 03/08/2018
obra: Bulas
selecionado: Nuno Ramos
As “bulas” que o paulista Nuno Ramos reuniu no projeto homônimo são manuais de montagem de algumas de suas instalações e esculturas – em grande parte feitas para espaços específicos e com materiais instáveis, perecíveis. A ideia é que, com essa série de descritivos, o artista não precise participar do processo de remontagem pelo qual essa parcela de sua produção passa cada vez que é exposta, garantindo maior sobrevida às obras.
Compostas de especificações técnicas precisas, fotos, desenhos arquitetônicos e regras de aplicação dos mais variados e insólitos materiais usados nas obras – como areia, vaselina e sabão –, as bulas são, de acordo com o artista, uma forma de “separar meu trabalho de mim, deixá-lo andar sem a minha presença”.
Em atividade desde o início dos anos 1980, Nuno é tido como um dos mais relevantes nomes da arte contemporânea no Brasil e também atua como pintor, videomaker e escritor.
Em entrevista realizada no seu ateliê, em São Paulo, o artista fala sobre o projeto e comenta como ele se relaciona com algumas questões centrais da arte contemporânea. Confira: