Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Itaú Cultural recebe Ateliê têxtil: oficina de produção de chuspita, do coletivo Flor de Kantuta, em sinergia com a exposição Artistas do vestir: uma costura dos afetos. O público é convidado a experimentar técnicas, materiais e linguagens artísticas do universo da moda, das artes têxteis e das manualidades.
A chuspita é uma bolsa comum nas culturas andinas, tradicionalmente utilizada em rituais de cura e de agradecimento à Pachamama (Mãe terra). Ela é feita de aguayo, um tecido tradicionalmente confeccionado com lã natural em teares manuais e representativo da cultura andina, tendo cores vivas e símbolos que representam suas tradições e modos de vida.
Veja também:
>>Artistas do vestir: uma costura dos afetos: a moda chega ao Itaú Cultural
Na oficina, serão abordados elementos da cultura andina: o aguayo, a chuspita, e muito mais. Cada participante confeccionará sua própria chuspita, costurando manualmente e decorando com pompons.
O grupo Flor de Kantuta reúne mulheres migrantes latinoamericanas através da costura e artesanato para a geração de trabalho digno, autogestionário e com remuneração justa, valorizando conhecimentos e técnicas tradicionais, a cultura e raízes das participantes, priorizando o cuidado com o meio ambiente e favorecendo processos criativos com trocas de saberes.
Para participar da oficina, se inscreva no balcão de informações meia hora antes do início da atividade.
Ateliê têxtil: oficina de produção de chuspita [com interpretação em Libras]
terça 21 e quarta 22 de janeiro de 2025
das 15h às 18h
Itaú Cultural - ateliê da exposição – piso -2
20 lugares
[classificação indicativa: livres, segundo autodefinição]
Entrada gratuita