Em consonância com a temporada do espetáculo Ninho, um recado da raiz, o Itaú Cultural promove um bate-papo com a pesquisadora Susan Lewis – e mediação de Newton Moreno – sobre o processo de pesquisa que levou a descobertas relacionadas ao antissemitismo e à espionagem nazista durante a Segunda Guerra Mundial no Brasil.
Veja também:
>> O Ninho, um recado da raiz fala de intolerância e ódio em terras brasileiras
Em cartaz entre os dias 6 e 23 de fevereiro, o espetáculo, escrito e dirigido por Newton Moreno, é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio em terras brasileiras – em um canavial no Nordeste – e narra a história de um jovem em busca de si, suas origens e seu passado familiar. Obstinado e incansável, ele parte em sua saga até descobrir a verdade dolorosa sobre sua família.
Susan Lewis é mestra em Ciência Política e doutora em História. É professora adjunta da Universidade de Pernambuco e membro do Comitê Verdade, Memória e Justiça de Pernambuco. É autora do livro Indesejáveis e Perigosos: o antissemitismo e a questão alemã em Pernambuco durante o Estado Novo (1937-1945).
Newton Moreno é ator, diretor, roteirista e escritor nascido em Recife. É formado em Artes Cênicas pela Universidade de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos textos teatrais Agreste, As Centenárias, Maria Caritó, O Livro, e do musical As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão. É ganhador de prêmios importantes como APCA, Shell, Contigo!, Bibi Ferreira e Aplauso Brasil.
Bate-papo: Ninho, um recado da raiz [com interpretação em Libras]
com Susan Lewis
mediação de Newton Moreno
sábado 15 de fevereiro de 2025
às 15h
[duração aproximada: 120 minutos]
Sala Vermelha – 70 lugares
[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]
Retire seu ingresso [a partir de 11 de fevereiro, às 12h]