Uma peça sobre fazer uma peça, ou uma peça em que vemos uma peça ser feita – no Brasil de hoje, com os desafios de financiamento e produção que todos os artistas enfrentam. Esse é o mote de Edital, montagem do ator, dançarino e produtor cultural Fábio Osório Monteiro, em cartaz no Itaú Cultural (IC), em São Paulo, de 24 a 27 de abril (de quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h). Para reservar gratuitamente o seu ingresso, acesse a plataforma da Inti.
Este é o primeiro trabalho autoral de Fábio, que também é o autor de Bola de fogo e que tem uma carreira com outros artistas, no teatro e no audiovisual. Descrito como um “show sem glamour de um drag de post-it”, Edital foi criado em 2011 a partir das exigências de um projeto e exibe o artista/produtor entre concordâncias e discordâncias consigo próprio e em meio a reflexões sobre as condições contemporâneas da criação artística.
Trazendo ainda uma “estética caótica entre laptop, impressora, projetor e alguma dispersão”, como informa seu descritivo, Edital foi atualizada para 2025: “A drag de post-it enegreceu, aposentou a camisa polo da produção e ganhou vestes com elã mais afrofuturista. Afinal, os algoritmos e os editais ganharam outros filtros e a luta pela sobrevivência desse corpo no campo das artes segue firme e forte”.
Fábio Osório Monteiro é mestre em dança e graduado em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi indicado em 2023 ao Prêmio Shell de Teatro, na categoria de Melhor Ator. No seu site, podem ser encontradas mais informações sobre a sua carreira.
Edital
com Fábio Osório Monteiro
quinta 24 a domingo 27 de abril de 2025
quinta a sábado, às 20h; domingo, às 19h
[duração aproximada: 75 minutos]
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Ficha técnica
Idealizador e performer: Fábio Osório Monteiro
Direção: Fábio Osório Monteiro, Leonardo França e Neto Machado
Assistência de direção: Gabriel Pedreira
Produção: Corpo Rastreado