No mês de novembro, os educadores do Itaú Cultural (IC) convidam o público para visitas educativas em duas exposições em cartaz na sede da organização: Ensaios para o Museu das Origens e a Ocupação Mario Pedrosa. São dois modelos de visita, uma percorre o espaço da Ocupação em homenagem ao crítico, jornalista e escritor Mario Pedrosa e ocorre nos dias 2, 9 e 16 de novembro, às 11 horas, e também nos dias 21 e 28 de novembro, às 16 horas. O público poderá conhecer a vida e a produção de Pedrosa a partir dos eixos temáticos da mostra, que destaca seus pensamentos sobre arte e política, suas conexões interpessoais e seus projetos institucionais.
No outro modelo, mais longo, o público é convidado a percorrer tanto o espaço da Ocupação quanto o da exposição Ensaios para o Museu das Origens em uma mesma visita educativa. Esta atividade acontece nos dias 1, 4, 8, 15 e 25 de novembro, às 15 horas. Ensaios para o Museu das Origens reúne uma rede de instituições culturais, museus e espaços de memória para homenagear as histórias de um país rico em narrativas, composto de diversas matrizes culturais e palco de lutas e reivindicações pelo direito de existir de seus povos. A mostra é inspirada no projeto do Museu das Origens, do crítico de arte, jornalista e professor Mario Pedrosa.
Veja também:
>>Ensaios para o Museu das Origens faz um mergulho na proposta de Mario Pedrosa
>>Ocupação enfoca Mario Pedrosa, crítico que atuou entre arte e política
As inscrições das atividades são realizadas sempre 30 minutos antes do horário das visitas no balcão de informações. São 25 vagas para cada dia de atividade e a classificação é livre para todos os públicos.
Papo com o Educativo – Ocupação Mario Pedrosa
quintas 2, 9 e 16 de novembro de 2023 | às 11h
terças 21 e 28 de novembro de 2023 | às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Papo com o Educativo – Ensaios para o Museu das Origens e Ocupação Mario Pedrosa
quartas 1, 8 e 15 de novembro de 2023
sábados 4 e 25 de novembro de 2023
às 15h
[duração aproximada: 90 minutos]
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]