Nos dias 1º e 8 de outubro, o Bando Passarim apresenta o espetáculo cênico, poético e musical Passo avoador na calçada do Itaú Cultural (IC) como parte da programação do Arte na rua. A peça conta a história de um passarinho e de seu encontro com o vento enquanto colhe e espalha sementes de flores. Viajando por todo o Brasil, ele vai cantando um ponto por onde passa.
Por meio de temas instrumentais, canções autorais e poesias dançadas, o grupo se inspira nas diversas sonoridades brasileiras em arranjos para pífanos, percussão, violino, violão, sanfona, trompete e voz. O trabalho também é imerso em mitopoéticas caboclas e ribeirinhas, em uma fonte inesgotável de criação.

O Bando Passarim foi criado em 2009 pela intérprete-criadora e brincante Patrícia Ferraz. O grupo une musicistas, dançarinas e educadores em torno da pesquisa, da apreciação e da experimentação da música tradicional brasileira. Com base nessa experiência, eles compõem canções e temas instrumentais, e oferecem oficinas e vivências de dança e música em diferentes formatos.
Passo avoador [com interpretação em Libras]
domingos 1º e 8 de outubro de 2023
às 15h
[duração aproximada: 27 minutos]
calçada do Itaú Cultural
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Ficha técnica
Voz, percussão, dança e poemas: Patrícia Ferraz
Violino, violão, trompete e pífanos: Tiago Gusmão
Sanfona, teclado e tamancas: Valentina Maria
Percussão, voz e pífanos: Kika Brandão