Estreia, no dia 26 de setembro, no Itaú Cultural, a peça Diálogo, que fica em cartaz até o dia 29. De quinta a sábado, o espetáculo é apresentado às 20h; no domingo, às 19h. Com direção de Juliana Notari e criação musical de Felipe Veiga, Fábio Leandro e Heri Brandino, a obra é inspirada em Naná Vasconcelos, principalmente na gestualidade do artista e na relação íntima, profunda e religiosa que ele tem com a música, os instrumentos de percussão e o corpo.
A peça acontece em dois movimentos, com duas formações musicais distintas: primeiro movimento com marionete, piano e percussão, e no segundo momento marionete, vibrafone e percussão.
Veja também: Naná Vasconcelos é o novo homenageado da “Ocupação Itaú Cultural’’
“Diálogo” é o nome de um ancião artista que se vê cansado e isolado do mundo atual – o dos comunicados, decretos e gritos. No palco, lugar em que se sente em casa e com esperança, ele propõe o encontro, a troca e a interlocução com a música, o desconhecido e o intangível.
Juliana Notari é artista, marionetista, diretora, dramaturga e educadora teatral. Desde 2000, dedica-se à pesquisa de marionetes contemporâneas e à etnografia da matéria e do movimento. Em 2005, concluiu a graduação em artes cênicas na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em 2010, recebeu o prêmio de melhor experimentação nas artes da marionete no Festival de Praga. De 2014 a 2020, foi gestora do Condomínio Cultural em São Paulo, onde coordenou um atelier dedicado ao movimento da Marionete Livre.
Foi Juliana quem realizou o “20 anos de Marionete Livre – Festa e Manifesto’’, projeto apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2021/2022 que incluiu a criação do curta-metragem Coágulo e a publicação do livro Pedagogia da Marionete Livre. Mais recentemente, Notari colaborou com o grupo Folias, criando marionetes para a peça Coisas estranhas que o mar traz.
Felipe Veiga, por sua vez, é músico, percussionista e bacharel em percussão erudita pela Unesp. Atua nos mais diversos caminhos musicais e artísticos, tendo colaborado e criado com inúmeros artistas, em diferentes formas de expressão. Já tocou com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Paulinho da Viola, Antônio Nóbrega, Thomas Gay, Dartagnan Camara, entre outros. Veiga faz parceria com Notari desde 2000, criando trilhas sonoras para os espetáculos dela, e, desde 2013, trabalha para o musical O Rei Leão, da Disney, em várias partes do mundo.
Já Fábio Leandro é pianista, compositor, produtor e arranjador. Em 1997, ingressou na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM) e, de 2004 a 2006, fez parte da Orquestra Jovem Tom Jobim. Em 2020 foi finalista da 43o edição do Concurso Guiomar Novaes de Piano, sendo premiado com o 2o lugar na categoria piano popular, e em 2020 e 2021 ganhou o segundo lugar do Concurso Guiomar Novaes de Piano, na categoria piano popular.
E Heri Brandino é mestre em percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado pela Unesp. Atualmente, também é professor de percussão dos cursos de pós-graduação em percussão brasileira da Faculdade Santa Marcelina e da Emesp, onde também coordena grupos de percussão e de música contemporânea. Seus projetos autorais de percussão corporal multilinguagem e o "Percussão na mochila" foram apresentados em diversos lugares do Brasil, além de Buenos Aires, Nova Jersey, Indiana e Ohio. Também já se apresentou em grupo em Amsterdã, Bruxelas e Zurique.
Diálogo [com interpretação em Libras]
26 a 29 de setembro de 2024
quinta a sábado, às 20h
domingo, às 19h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: 10 anos, segundo autodefinição]