Dirigido por Elder Fraga, O artista e a força do pensamento foi selecionado para o Encontros de cinema no dia 28 de novembro, às 19 horas. O documentário reflete a relação entre o equilíbrio e o desequilíbrio na parcialidade dos movimentos do dançarino Marcos Abranches.
O projeto Encontros de cinema – iniciativa da Itaú Cultural Play, plataforma de streaming que promove debates sobre o audiovisual brasileiro – irá realizar um bate-papo sobre o processo de construção do filme com o diretor Elder Fraga e o dançarino Marcos Abranches, após a exibição do documentário.
Elder Fraga é diretor de longas e curtas-metragens, videoclipe, publicidades e teatro. Proprietário da Fraga Films, já recebeu 147 prêmios e 326 indicações em diversas categorias – sendo 13 prêmios de Melhor Diretor. O cineasta participou do Festival de Cannes em 2014 com o filme Os bons parceiros, inspirado na obra do dramaturgo Plínio Marcos, e em 2015 com o curta-metragem ganhador do Prêmio de Melhor Filme no The world cinema festival, em Los Angeles (EUA), Nóia um dia no limite, sobre uma usuária de droga.
Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino com uma deficiência física rara chamada coreoatetose – paralisia cerebral que se manifesta a partir de movimentos involuntários da face e dos membros. Ele iniciou a carreira em 2007, trabalhando com o coletivo artístico que agrega diversas linguagens da dança. Entre os reconhecimentos artísticos, estão o Prêmio Denilto Gomes de Dança e o Prêmio Acessibilidade, ambos em 2013.
Encontros de cinema – O artista e a força do pensamento
terça 28 de novembro de 2023
às 19h
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Vermelha – 60 lugares
[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]
Reserve seu ingresso
entrada gratuita