“Vou contar a vocês a minha história”, diz o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues em uma de suas músicas, anunciando um conto de drama e amor. Essa história é também o tema de Lupicínio Rodrigues, confissões de um sofredor (2023), documentário de Alfredo Manevy que está no centro do Encontros IC Play em março. No dia 19, às 19 horas, exibimos o filme na nossa sede, em São Paulo, seguido de um debate com o diretor e com o músico Arrigo Barnabé. Para participar, reserve o seu ingresso pela plataforma Inti.
O documentário, com base em material de arquivo e em depoimentos de pessoas como o músico Gilberto Gil, apresenta as canções e as histórias de Lupicínio, tratando também de temas como racismo, cultura negra, memória e preservação do patrimônio. A carreira do sambista inclui canções como “Se acaso você chegasse” e “Nervos de aço”. Ouça suas composições no Spotify e assista ao trailer do filme:
O ciclo Encontros IC Play é um projeto voltado para a difusão e o debate sobre o audiovisual brasileiro. É uma ação da Itaú Cultural Play, plataforma de streaming do Itaú Cultural (IC), e dá seguimento às atividades iniciadas com os Encontros de cinema.
Encontros IC Play
terça 19 de março de 2024
às 19h
[duração aproximada: 180 minutos]
Lupicínio Rodrigues, confissões de um sofredor (2023)
direção de Alfredo Manevy | 96 min
Entrada gratuita
[classificação indicativa: 12 anos, segundo definição oficial]