Na última terça-feira do mês de julho, 30, às 19 horas, o Itaú Cultural (IC) exibe A flor do buriti, seguido de uma roda de conversa com Julia Alves, produtora do filme, e Ariel Henrique, finalizador de som, com mediação da jornalista Ana Paula Sousa.
A flor do buriti, do diretor português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, destaca a resistência do povo Krahô no norte do Tocantins. O filme recebeu o prêmio de melhor equipe na mostra Um certo olhar, do Festival de Cannes.

Julia Alves é graduada em audiovisual pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra em patrimônio cultural, paisagens e cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Atua como produtora em obras independentes, como o Filme particular, de Janaína Nagata, Os delinquentes, do argentino Rodrigo Moreno, e A flor do buriti. Em 2024, criou a produtora independente Quarta-Feira, especializada em produções cinematográficas autorais e parcerias internacionais. É colaboradora da produtora portuguesa Oublaum Filmes e da mineira Entre Filmes.

Com mais de 15 anos de experiência no audiovisual, Ariel Henrique também é mixador e supervisor de som. Desde 2014, dá aulas de mixagem na Academia Internacional de Cinema (AIC), atuando também como consultor de áudio para o Instituto Fraunhofer IIS no Brasil, na implementação do codec de áudio imersivo MPEG-H em emissoras de TV brasileiras. Seus trabalhos recentes foram na cinebiografia Nosso sonho: a história de Claudinho e Buchecha e nas séries IndependênciaS, da TV Cultura, e Encantado's, do Globoplay.

O Encontros IC Play – iniciativa da Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita – tem como objetivo difundir e debater o audiovisual brasileiro. O projeto acontece mensalmente na sede do IC e convida, a cada edição, realizadores, artistas, produtores e especialistas para discutir o processo e os desafios da criação audiovisual.
Encontros IC Play – A flor do buriti
terça 30 de julho de 2024
às 19h
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala vermelha - 70 lugares