Leitor amigo, atenta que o Itaú Cultural (IC) recebe em sua sede, em São Paulo, uma exposição para agradar a graves e frívolos, “as duas colunas máximas da opinião”: a Ocupação Machado de Assis, que aborda a atualidade e o impacto deste que é talvez o mais consagrado dos escritores brasileiros, célebre por sua criatividade e crítica. Com abertura em 18 de novembro, às 11 horas, a mostra segue até 4 de fevereiro de 2024.
Veja também:
>>“Encontro de professores – virtual”: aprofunde-se na “Ocupação Machado de Assis”
A Ocupação traz documentos que contam a vida e a obra do romancista, dramaturgo, poeta, cronista e bruxo (do Cosme Velho), entre manuscritos, primeiras edições dos seus livros, fotos, cartas e itens da biblioteca pessoal de Machado (um escritor se explica por aquilo que lê?). Conta também com leituras de textos seletos do autor, feitas pelas atrizes Aysha Nascimento, Carlota Joaquina e Cleide Queirós e pela cantora Juçara Marçal.
Se ainda não está convencido, dificílimo leitor, advertimos que a mostra reúne algumas das traduções que levaram as histórias de Brás Cubas e Quincas Borba, Bentinho e Capitu ao redor do globo (e, de fato, mostramos esse alcance internacional em um globo). Ainda mais, exibimos depoimentos de jovens estudantes – que leram e discutiram o conto “O caso da vara” com o professor Alcides Villaça – sobre como os afetou ler Machado.
Ao visitante da Ocupação, portanto, as batatas. E também uma publicação impressa, na qual provocamos autores a revisitar Machado. Micheliny Verunschk, Esmeralda Ribeiro, Ana Paula Maia e Marco Lucchesi comparecem com reinvenções dos personagens do Bruxo; já Cidinha da Silva analisa as questões raciais num dos contos do escritor. Por fim, o pesquisador Henrique Marques Samyn proporciona uma visão geral da obra machadiana.
E a você, leitor persistente – que nestes tempos de internet atravessa incansável quatro parágrafos de informação –, em vez de piparotes, esta dica: visite igualmente o site da Ocupação, disponível a partir da abertura da exposição. Nele você acessa conteúdos exclusivos: a aula completa sobre “O caso da vara”, entrevistas com especialistas sobre a obra de Machado e novas reinvenções de criações suas – assim como parte do material da mostra.
(Se ficou curioso sobre as brincadeiras deste texto, elas vêm de Memórias póstumas de Brás Cubas – graves e frívolos, piparotes – e Quincas Borba – “ao vencedor, as batatas”.
Ocupação Machado de Assis
abertura
sábado 18 de novembro de 2023
às 11h
visitação
de 18 de novembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024
entrada gratuita
[classificação indicativa: Livre, segundo autodefinição]