No dia 3 de outubro de 2024, o Itaú Cultural (IC) recebe o cantor Gean Ramos para um show com participação do grupo Kyre’y Kuery. A programação faz parte do ciclo de saberes dos povos originários Mekukradjá – palavra de origem Kayapó, etnia que ocupa o Mato Grosso e o Pará, que significa “sabedoria” e “transmissão de conhecimentos”. O evento aborda temas como a preservação da tradição, a demanda por políticas públicas e culturais da identidade e da linguagem indígenas.
Veja também:
>>Mekukradjá traz debates, shows, filme e ritual
Gean Ramos reside na aldeia Bem Querer de Cima, território indígena Pankararu. Iniciou na música aos 8 anos, marcado pela ancestralidade indígena e negra. Seu trabalho conserva e resgata as suas origens.
No ano de 2020, Ramos realizou, em seu território, a I Mostra Pankararu de Música, considerada uma verdadeira experiência de intercâmbio cultural e imersão na tradição Pankararu e no autoconhecimento. Dois anos depois, participou da Ocupação Reverbo, ocorrida em Campinas e em São Paulo, levando ao palco do IC a representatividade da resistência e da luta dos povos originários do Nordeste brasileiro.
Gean Ramos e grupo Kyre’y Kuery [acessibilidade em Libras]
quinta-feira 3 de outubro de 2024
às 20h
[Duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]