Em sintonia com a exposição Artistas do vestir: uma costura dos afetos, o Itaú Cultural (IC), em parceria com o coletivo Ateliê Vivo, convida o público para uma oficina de colagem têxtil, que acontecerá nos dias 23 e 24 de janeiro. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas, materiais e linguagens artísticas relacionadas ao universo da moda têxtil. A colagem têxtil é uma técnica livre de composição imagética, que permite explorar sobreposições e combinações de diferentes tecidos, texturas e cores.
O Ateliê Vivo é um projeto artístico transdisciplinar e independente, focado em práticas manuais têxteis, vestuário e educação democrática. Desde 2015, realiza ações e intervenções coordenadas por quatro artistas: Andrea Guerra, Carolina Cherubini, Flávia Lobo e Gabriela Cherubini. O projeto opera por meio de três frentes: Biblioteca de Modelagem, Escola e Laboratório Têxtil. Suas propostas incentivam a prática da arte manual têxtil por meio de ações participativas e de abordagem crítica, com o objetivo de desenvolver a inclusão, a autonomia dos participantes e a reflexão sobre diversas estéticas, valores, comportamentos e questões socioambientais.
Para participar das atividades, é necessário se inscrever no balcão de atendimento do IC, 30 minutos antes do início de cada oficina.
Oficina de ateliê têxtil com o coletivo Ateliê Vivo [com interpretação em Libras]
quinta 23 de janeiro de 2025, às 15h
sexta 24 de janeiro de 2025, às 15h
[duração aproximada: 180 minutos]
Itaú Cultural – 2º subsolo (Ateliê da exposição)
20 vagas por atividade