O Itaú Cultural (IC) recebe o cantor, compositor e pianista Rafa Castro em única apresentação no dia 22 de setembro, às 20 horas. No repertório, o artista mineiro traz também as canções de seu quarto disco, Teletransportar (2020), com composições próprias nas quais ele faz questionamentos sobre política, meio ambiente, poder da natureza e sua busca espiritual. Vale destacar que o álbum foi celebrado pela crítica e imprensa especializada, além de ter conquistado o Prêmio MVF de Melhor Videoclipe Nacional em 2021.

Morador da capital paulista, Rafa Castro criou para si um ambiente musical. Seus recentes interesses relacionados a som, imagem e poesia aparecem entrelaçados ao que Adélia Prado, Guimarães Rosa e cancioneiros mineiros sussurram para ele desde a infância, quando descobriu a voz, o violão e, mais tarde, o piano. O artista cria canções que dialogam com a nova geração de músicos populares brasileiros, e toda essa mineiridade somada às experiências vividas no Norte do país e em seu lugar de morada atual se unem como fonte de inspiração.
Os dois primeiros discos do cantor, Teias (2014) e Casulo (2016), são aprofundamentos de seus estudos sobre o jazz aliado à sua formação na Universidade de Música Popular Bituca. A pesquisa de Rafa sempre foi focada no popular, e é essa possibilidade de criação arejada e liberta que ele entrega em Teletransportar. Já Fronteira (2017) é literalmente um disco no limite entre dois momentos: o do instrumental e o da canção.
Rafa Castro [com interpretação em Libras]
sexta 22 de setembro de 2023 I 20h
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, definida pelo artista)
Reserve seu ingresso [a partir de 13 de setembro, às 12 horas]